Troca de experiências pauta o Encontro das Comissões Interinstitucionais de Educação Ambiental

Por Juliana Belko

No primeiro dia do VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, o Ministério de Educação (MEC) promoveu encontro envolvendo representantes das Comissões Interinstitucionais de Educação Ambiental (CIEAs) de 16 Estados do país. Organizado por Neusa Helena, do Ministério da Educação, e por Nilo Diniz, do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, o encontrou teve como objetivo a troca de experiência das CIEAS dos 16 Estados representados no encontro. Seus representantes apresentaram um panorama do funcionamento das CIEAs e das Políticas Estaduais de Educação Ambiental.

Estiveram presentes representantes do Amazonas, Ceará, Paraíba, Alagoas, Rondônia, Acre, Sergipe, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Paraná, Goiás, Mato Grosso do Sul, Bahia, São Paulo, Maranhão e Tocantins.

A representante da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) do Maranhão colocou que embora tenha sido construída uma minuta da Política Estadual de Educação Ambiental com participação da sociedade civil, por interesses políticos estavam passando por dificuldade em regulamentar a lei.

Já para a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas, mesmo que o Estado esteja realizando a regulamentação da CIEA, ainda não possui uma lei nem programa de Educação Ambiental.

Com relação ao Estado de São Paulo, Claudete Canada, da Coordenadoria de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, abordou o processo de regulamentação da Política Estadual de Educação Ambiental que está em andamento com a participação da sociedade civil e do governo estadual, federal e universidades. Dentro deste processo estão se construindo as diretrizes para a implementação da CIEA no Estado.




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio