Troca de brinquedos marca aprendizado em feira na Sala Crisantempo

Um jogo de tabuleiro em troca de um pequeno macaco de pelúcia, bonecas por carrinhos e até livros infantis por super-heróis dos quadrinhos foram objetos trocados por crianças de todas as idades que passaram pela Feira de Trocas para Crianças, do último dia 6 de outubro, na Sala Crisantempo. Todas as atividades desse dia – troca de brinquedos, apresentações do Instituto Brincante e exibição de filmes da série Senha Verde – visaram sensibilizar os pequenos para seu papel no cuidado com o planeta, principalmente pelas práticas da economia solidária.

Já são 19 feiras de trocas para crianças em São Paulo, promovidas pelo Instituto Alana, que organizou a iniciativa em parceria com o Cineclube Socioambiental Crisantempo e, desde 2005, desenvolve o Projeto Criança e Consumo. “O objetivo é despertar a consciência crítica da sociedade para as práticas de publicidade e consumo direcionadas às crianças, minimizando os impactos negativos dos investimentos na mercantilização da infância”, afirmou Mônica Xavier, assessora de mobilização do Alana.

São inúmeros os motivos para não expor as crianças à publicidade, entre eles: a ilegalidade da publicidade que se aproveita da ingenuidade infantil; os problemas de obesidade incentivados pelo marketing de alimentos e bebidas com baixo teor nutricional; a insustentabilidade do consumo frente à capacidade de reposição do planeta; a erotização das propagandas e a distorção de valores que dizem o quanto a criança só será feliz se possuir determinado produto; o estímulo à violência, já que a publicidade passa a ideia de que só quem tem está inserido na sociedade, influenciando crianças e adolescentes a usarem da violência para conseguir o que acreditam ser necessário; e a inexistência no Brasil de um órgão que fiscalize os abusos cometidos pelo mercado publicitário.

Segundo Mônica, as feiras de troca sensibilizam a sociedade para os males do consumismo, fortalecendo a luta pela regulação da publicidade infantil. A Feira da Sala Crisantempo, que tem a parceria do Instituto 5 Elementos – Educação para a Sustentabilidade serve como um piloto para mobilizar novas feiras. “Hoje já existem 51 feiras de troca Brasil a fora, permitindo com que as pessoas se apoderem do movimento da economia solidária”, expressa a representante do Instituto Alana.




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio