Técnica de Permacultura encanta professoras municipais de Itapevi

A Permacultura surgiu na Austrália na década de 70. O conceito da palavra evoluiu para “sistema de planejamento para a criação de ambientes humanos sustentáveis”, como resultado de um salto na busca da Agricultura Permanente, envolvendo aspectos éticos, socioeconômicos e ambientais.

No dia 26 de maio, a aula do Curso de Educação Ambiental de Itapevi, realizada na escola CEMEB Carlos Drummond, contou com a presença do agrônomo e permacultor australiano, Peter Webb. Após uma breve introdução à Permacultura, com enfoque na técnica “Canteiro de Palha”, o professor convidado realizou uma demonstração prática, construindo um canteiro.

Essa técnica é indicada para locais com limitação de espaço, já que pode ser aplicada em superfícies de cimento, asfalto, terra ou dentro de caixotes. Pela mobilidade do canteiro, também é uma ótima alternativa para lugares com pouco sol. Assim, é possível cultivar ervas e hortaliças com materiais simples: uma caixa (pode ser de feira), palha seca, mudas, adubo, e minhocas que transformam a terra em húmus.

A aula foi finalizada com um lanche saudável seguida da dinâmica em roda “Indivíduo – Coletivo”, e também com o exercício de troca de palavras, que expressou as impressões pessoais sobre o aprendizado da aula. As professoras ficaram entusiasmadas com a rica possibilidade de transformação dos espaços externos, com canteiros e hortas, por meio das técnicas permaculturais.




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio