Fechar X
Porque apagar a luz:
Já é um conhecimento antigo que os monitores gastam mais energia para produzir a cor branca do que a cor preta (74 e 59 watts, respectivamente). Se pegarmos como exemplo o Google, considerando que são 200 milhões de visitas diárias e que cada usuário fique 10 segundos no site, se o fundo da página fosse preto haveria uma economia de 750MWh/ano, que é suficiente para abastecer 284 famílias! Você já ajuda o planeta com um simples gesto. Basta apagar a luz! ;-)

acompanhe:

Resultados do Seminário ÁGUA & EDUCAÇÃO – Práticas e Reflexões

publicado em: 08/04/2015

O Seminário ÁGUA & EDUCAÇÃO – Práticas e Reflexões faz parte do Ciclo Ecossocialismo ou Barbárie  aconteceu no último dia 26 de março na Sala Crisantempo em São Paulo/SP e contou com a participação de 85 pessoas presencialmente e 318 acessos que acompanharam o evento on-line. O evento teve como objetivo dar visibilidade as práticas educativas com foco na temática da água, que estão acontecendo na cidade de São Paulo. A programação envolveu a apresentação de conhecimentos básicos sobre a água, painel de práticas “Cuidando das Águas” que enfrentam a realidade da crise hídrica e mesa de reflexões com o desafio de analisar as ações socioeducativas e de mobilização. O Seminário irá olhar para esta nova ótica de participação e educação, em relação a gestão e consumo da água por parte da sociedade e avançar no debate da crise hídrica.

Clique aqui para assistir a gravação integral do Seminário ÁGUA & EDUCAÇÃO – Práticas e Reflexões. 

PROGRAMAÇÃO e APRESENTAÇÕES DISPONIBILIZADAS PELOS PALESTRANTES
clique nos títulos em negrito para acessar

Palestra: O Que Todos Deveriam Saber Sobre A Água – André Biazoti coordenador de projetos do Instituto 5 Elementos.

Existe Água em São Paulo – Adriano Sampaio ativista ambiental, palestrante, estuda as nascentes e rios de São Paulo, faz sobreposição de mapas antigos do percurso original dos rios e indo a campo. Também registra este trabalho por meio de curtas e fotos disponibilizados na página do facebook Existe água em SP.

Bora Plantar – Arpad Spalding geógrafo coordenador de projetos do Instituto Kairós – Ética e atuação responsável.

Coletivo Cisterna Já – Claudia Visoni é paulistana, jornalista e ambientalista. Há décadas pesquisa assuntos ligados a ecologia e consumo, buscando alternativas para viver bem economizando os recursos naturais. Atua em prol da agroecologia, agricultura urbana, compostagem e uso sustentável dos recursos hídricos. É conselheira do Conselho de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz da Subprefeitura de Pinheiros e participa do Movimento Cisterna Já desde sua criação.

Rios e Ruas – Luiz de Campos com formação nas áreas Ciências da Terra, Educação e Comunicação, trabalha com a temática dos “rios invisíveis” da cidade de São Paulo desde 1995, realizando pesquisas, coordenando cursos e oficinas, colaborando na produção de materiais paradidáticos e audiovisuais e fundador Rios e Ruas.

Mesa de reflexão e análise, moderada por Paulina Chamorro é jornalista com experiência na área ambiental há mais de 15 anos, trabalha como pauteira, produtora, repórter e apresentadora na Rádio Eldorado AM e FM e foi assessora de comunicação da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (programa MaB/UNESCO) e coordenadora de comunicação da Rede Brasileira de Reservas da Biosfera.

 Aliança pela Água – Marussia Whately é arquiteta e urbanista, coordena a Aliança pela Água, coalizão de organizações da sociedade civil. Coordenou mapeamento de propostas para a água em São Paulo (Água@SP/ISA).

Sueli Furlan é professora assistente, Doutora de Geografia do Departamento de Geografia – FFLCH-USP, atualmente desenvolve pesquisas socioambientais em Conservação de Florestas tropicais coordenando oAliança_pela_Agua Grupo de Pesquisa – Paisagem e territorialidades na Serra do Mar.

Eda Tassara é professora Titular do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Atualmente, é Presidente da Comissão Estadual de São Paulo do Instituto Brasileiro de Educação Ciência e Cultura (IBECC/ Unesco).

Pedro Roberto Jacobi é Professor Titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM/IEE/USP) da Universidade de São Paulo. Coordenador do Grupo de Pesquisa GovAmb USP. Coordenador do Laboratório de Pesquisa e Práticas em Educação e Sustentabilidade da USP- LAPPES-USP.

Realização: Aliança pela Água, Instituto 5 Elementos – Educação para a Sustentabilidade, Greenpeace, Nace Peteca, OCA – Laboratório de Educação e Política Ambiental da Esalq, Portal NAMU e Sala Crisantempo Socioambiental

Apoiadores: Associação Aguas Claras; Associação Reciclázaro; Bora Plantar; Casa da Cidade; Cisternas Já; Educom; Escola Como Como Ecogastronomia;GovAmb USP – Grupo de acompanhamento e estudo de governança ambiental/IEE/Usp; Instituto Democracia e Sustentabilidade; Instituto Kairos – Ética e atuação responsável; MUDA; NAMU,Proteste; Rios e Ruas; SOS Mata Atlântica.

compartilhe esta notícia:

Escreva seu comentário:

integre-se

Clique aqui para adquirir a Coleção Consumo Sustentável e Ação!

AGENDA

Nenhum evento para o mês selecionado!
JULHO

siga

Fechar X
Cadastre-se:
Insira seu e-mail abaixo para fazer parte de nosso mailing. Marque as opções de acordo com o tipo de comunicados que você deseja receber de nós, e seja bem vindo!