5 elementos | Projeto Consumo Sustentável e Ação realiza oficina sobre descarte de resíduos e consumo
Fechar X
Porque apagar a luz:
Já é um conhecimento antigo que os monitores gastam mais energia para produzir a cor branca do que a cor preta (74 e 59 watts, respectivamente). Se pegarmos como exemplo o Google, considerando que são 200 milhões de visitas diárias e que cada usuário fique 10 segundos no site, se o fundo da página fosse preto haveria uma economia de 750MWh/ano, que é suficiente para abastecer 284 famílias! Você já ajuda o planeta com um simples gesto. Basta apagar a luz! ;-)

acompanhe:

Projeto Consumo Sustentável e Ação realiza oficina sobre descarte de resíduos e consumo

publicado em: 05/05/2014

Oficina Projeto Consumo Sustentável e Ação

Participantes avaliam mapa/folder do Consumo e Descarte Sustentável

Várias instituições parceiras e agentes estratégicos do projeto Consumo Sustentável e Ação em Resíduos Sólidos na Subprefeitura Lapa reuniram-se, no dia 24 de abril, para participar da primeira oficina sobre Consumo e Descarte Sustentável. O projeto, desenvolvido pelo Instituto 5 Elementos, conta com financiado do FEMA – Fundo Especial de Meio Ambiente de São Paulo – e com o apoio da Natura Cosméticos e de mais 32 parceiros na região. Outras onze oficinas com o mesmo conteúdo programático serão promovidas até o mês de junho.

Nesta primeira oficina, realizada no Senac Lapa – Tito, foram abordadas as principais diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), o Plano de Gestão Integrado dos Resíduos Sólido da cidade de SP e a apresentação do diagnóstico sobre o sistema de gestão de resíduos sólidos domiciliares na Subprefeitura Lapa. O evento tem os objetivos de trazer informações aos cidadãos sobre Consumo e Descarte Sustentável a partir do conceito e prática dos 5RS – Reduzir, Repensar, Recusar, Reutilizar e Reciclar, ensinar como utilizar o minhocário (composteira caseira) para descarte adequado dos resíduos úmidos e propor articulações conjuntas entre os atores envolvidos na região.

É importante destacar, conforme mostra o gráfico abaixo, que 51% dos resíduos descartados em São Paulo são úmidos, ou seja, sobras de alimentos que podem ser reaproveitadas para produzir composto e biofertilizante, por meio do uso do minhocário. Se cada residência adotar esta prática, com certeza iremos reduzir o volume de lixo que vai para os aterros, além de também reduzir a produção de metano e chorume, que poluem o ar, solo e água.

Em 2012, foram coletadas e aterradas 174.592 toneladas de resíduos sólidos produzidos nas residências na região da subprefeitura Lapa. Deste total, apenas 2,3% dos resíduos secos descartados – o equivalente a 3.985,27 toneladas – foram encaminhados para reciclagem.

Assim, para fortalecer a coleta seletiva de resíduos secos, o projeto vai lançar, em junho deste ano, um folder contendo um mapa da Subprefeitura Lapa com a localização de pontos de entrega de diversos resíduos e de práticas sustentáveis e orientações sobre consumo e descarte responsável.

Monica Borba e Leila Vendrametto, do Instituto 5 Elementos, explicam como cuidar de um minhocário

Durante a oficina, os participantes receberam uma versão do mapa/folder para, em conjunto, apresentarem sugestões e contribuições para aprimorar este material que será distribuído pelas instituições na região. “Eu fiquei realmente muito feliz com este trabalho. Para eu que moro na região, é uma fotografia de possibilidades para o exercício do consumo responsável que para a gente é tão importante”, comenta Juliana Gonçalves, técnica de projetos do Instituto Kairós.

Uma das propostas é desenvolver uma versão digital e interativa do mapa. “Com a possibilidade do mapa se tornar um aplicativo e criar indicadores, eu acho que este projeto vai ser internalizado para a gestão dos resíduos nesta região. Mas o trabalho não se encerra aqui, isso é só o começo”, afirma Luara Maranhão, representante da Natura Cosméticos.

Com o propósito de sensibilizar o descarte correto de resíduos, os participantes receberam informações sobre ações sustentáveis, tais como: acondicionamento e separação de resíduos sólidos, produtos que podem ou não ser reciclados e uso de minhocários.

Agenda das próximas oficinas
Data Local
8 de maio Diretoria Regional de Educação Pirituba
9 de maio Subprefeitura Lapa
14 de maio Faculdades Integradas Rio Branco
15 de maio Diretoria Regional de Educação Pirituba
16 de maio Senac Lapa Tito
23 de maio Natura – Vila Jaguara
3 de junho SEST SENAT

Caso haja interesse em participar, entrar em contato com: comunicacao@5elementos.org.br

Escreva seu comentário:

integre-se

Clique aqui para adquirir a Coleção Consumo Sustentável e Ação!

AGENDA

Nenhum evento para o mês selecionado!
OUTUBRO

siga

Fechar X
Cadastre-se:
Insira seu e-mail abaixo para fazer parte de nosso mailing. Marque as opções de acordo com o tipo de comunicados que você deseja receber de nós, e seja bem vindo!