5 elementos | Centro de Educação Ambiental – CEA/HSBC
Fechar X
Porque apagar a luz:
Já é um conhecimento antigo que os monitores gastam mais energia para produzir a cor branca do que a cor preta (74 e 59 watts, respectivamente). Se pegarmos como exemplo o Google, considerando que são 200 milhões de visitas diárias e que cada usuário fique 10 segundos no site, se o fundo da página fosse preto haveria uma economia de 750MWh/ano, que é suficiente para abastecer 284 famílias! Você já ajuda o planeta com um simples gesto. Basta apagar a luz! ;-)

Centro de Educação Ambiental – CEA/HSBC

Fruto de uma parceria de cinco anos entre o Instituto 5 Elementos e Instituto de Solidariedade do HSBC, o Centro de Educação Ambiental (CEA-HSBC) une atividades de sensibilização e difusão de conhecimentos sobre práticas sustentáveis e uso consciente de recursos naturais. As visitas monitoradas são voltadas ao atendimento do público em geral – crianças, jovens e adultos interessados em conhecer alternativas sustentáveis – e podem ser adaptadas as especificidades de cada grupo, de acordo com a faixa etária e os temas de interesse.

Assim, a condução dos temas pode variar entre uma abordagem lúdica, com foco na sensibilização, jogos cooperativos e atividades de integração com a natureza, ou ser focada em conteúdos técnicos, incluindo a produção e ou o plantio de mudas na visita.

Mais de cinco mil pessoas já haviam visitado o local até meados de 2013, aprendendo sobre o uso eficiente de água, tratamento biológico de esgoto ou produção de adubo caseiro e agroflorestas.

Em 2012, os espaços e equipamentos foram revitalizados para facilitar as visitas autoexplicativas que são a marca do Centro. Desta forma, é possível conhecer mais sobre a interação entre plantas de uso agrícola e árvores nativas, caminhar pela trilha da nascente, pelo jardim das borboletas e degustar hortaliças do jardim comestível, até conhecer o sistema de tratamento alternativo de esgoto e água cinza, de captação de água da chuva e o minhocário.

No ano de 2013 foi construído uma área de difusão do Consumo Sustentável dos Resíduos Sólidos, um local para realização de oficinas com enfoque na conscientização dos 5R´s e construção de materiais com resíduos reutilizados.

O local conta ainda com um importante fragmento de Mata Atlântica e edificações construídas com diferentes materiais ecológicos, como bambu, o tijolo de solo cimento, de baixo consumo de carbono.

Para conhecer o CEA HSBC basta entrar em contato através do e-mail:

secretaria@5elementos.org.br ou então pelo telefone: (11) 3871 1944

 

Blog do projeto: http://ceahsbcsp.wordpress.com/

 

Galeria de imagens