Fechar X
Porque apagar a luz:
Já é um conhecimento antigo que os monitores gastam mais energia para produzir a cor branca do que a cor preta (74 e 59 watts, respectivamente). Se pegarmos como exemplo o Google, considerando que são 200 milhões de visitas diárias e que cada usuário fique 10 segundos no site, se o fundo da página fosse preto haveria uma economia de 750MWh/ano, que é suficiente para abastecer 284 famílias! Você já ajuda o planeta com um simples gesto. Basta apagar a luz! ;-)

Curso de Formação Consumo Sustentável e Ação

Estão abertas as inscrições para o Curso de Formação Consumo Sustentável e Ação, promovido pelo Instituto 5 Elementos – Educação para Sustentabilidades. Voltado para professores, educadores ambientais, estudantes, lideranças comunitárias e agentes sociais, o principal objetivo do curso é difundir princípios, valores e práticas para atender às diretrizes da nova Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). O curso utiliza o material da Coleção Consumo Sustentável e Ação– coletânea composta por sete livros educativos sobre resíduos sólidos, produzida pelo Instituto 5 Elementos – para capacitar educadores sobre temas referentes ao consumo, mudanças climáticas, gestão de resíduos sólidos, entre outros. A programação das aulas inclui palestras, exibição de filmes, promoção de rodas de conversas e dinâmicas participativas, atividades educativas propostas na Coleção Consumo Sustentável e Ação, além de uma visita ao Centro de Educação Ambiental em Caucaia do Alto, em Cotia (SP). Serão ministradas palestras sobre “Pegada Ecológica”, “Resíduos e mudanças climáticas”, “Consumo Consciente” e outros temas. Cada aluno irá receber uma Coleção Consumo Sustentável e Ação, um calendário socioambiental, um caderno do 5 Elementos, a Revista Elementar, um conjunto de adesivos sobre como separar os resíduos de acordo com as diretrizes da PNRS e um certificado ao final da capacitação. A formação tem duração de 30 horas – sendo oito encontros de três horas às quartas e um encontro de seis horas no sábado – e será realizada na sede do Instituto 5 Elementos. O valor total do investimento é de R$ 775,00, inclusas taxa de matrícula, 30h de curso e materiais. Será emitido recibo de doação no valor integral do curso a todos os participantes.

Sobre a Coleção Consumo Sustentável e Ação

A Coleção Consumo Sustentável e Ação é destinada a educadores e alunos, traz informações e propostas de padrões de consumo que visam reduzir o impacto sobre o meio ambiente através de mudanças das ações, hábitos, atitudes e estilos de vida. Com o objetivo de promover a cultura da sustentabilidade, a coletânea difunde os conceitos dos 5 Rs: Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar, tendo como público-alvo os professores e estudantes do Ensino Fundamental I e II.

  


Sobre os educadores:

Leila M. Vendrametto
Formada em Comunicação Social pela PUC-SP (2007) e especialista em Ecologia, Arte e Sustentabilidade pela UNESP (2011), sou educadora socioambiental há alguns anos. Atuei em projetos vinculados a arte, cultura popular e meio ambiente. Minha alegre atuação no Instituto 5 Elementos começou com a participação na equipe do Atlas
Hidrográfico da Bacia do Alto Tietê e também como educadora no Centro de Educação Ambiental do HSBC, em Caucaia do Alto. Também participei de diversas formações de professores como no Programa de Educação Ambiental de Itapevi, em 2011 com o Curso de Educação Ambiental e 2012 com a temática Consumo Sustentável e Ação,
oferecido a 37 professoras da rede municipal. Fiz parte da equipe do Projeto Dedo Verde desenvolvido na EMEI Dona Leopoldina na Lapa com projetos voltados à educação que estimulam a criação de espaços educadores de sustentabilidade nas escolas.

Muriel P. D. Gonzales
Psicóloga pós-graduada em Sustentabilidade Integral pelo Instituto Visão Futuro/ FADITU, dentre inúmeros projetos, atuou como educadora ambiental em projetos do PAC I e II no interior paulista, articulando a implementação da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos) no município de Tanabi e capacitou educadores do município de Nova Alvorada do Sul no MS em consumo consciente. Entusiasta e atuante, facilita processos de desenvolvimento humano para uma sociedade efetivamente sustentável.

 

Gabriela Ribeiro Arakaki
Sou geógrafa formada pela USP e foi durante a faculdade iniciei minha jornada pelos estudos e práticas em educação ambiental, embora meu encantamento pela natureza remonte a minha infância. Em 2003 embarquei na educação ambiental trabalhando como monitora no Parque de Ciência e Tecnologia da USP tive oportunidade de tentar despertar em crianças e jovens a curiosidade e o respeito pela natureza.
Posteriormente, no Centro de Educação Ambiental do Parque Villa-Lobos, projeto do Instituto 5 Elementos, recebendo crianças, jovens e adultos para momentos de reflexão e vivências com a natureza. Atualmente, atuo coordenando e desenvolvendo atividades de educação para a sustentabilidade em diferentes projetos que envolvem atuações em escolas com educadores e educandos, eventos, monitoria, políticas públicas e apoio
geral à outras ações do Instituto.

COMO SE INSCREVER

As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de abril pelo site ou na sede do Instituto 5 Elementos, localizada na Praça Julio César, 14, Lapa, São Paulo. Tel: (11) 3871-1944. Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato!

[coldform]

 
 

 

AGENDA

Nenhum evento para o mês selecionado!
JANEIRO

siga

Fechar X
Cadastre-se:
Insira seu e-mail abaixo para fazer parte de nosso mailing. Marque as opções de acordo com o tipo de comunicados que você deseja receber de nós, e seja bem vindo!