5 elementos | Projeto Consumo Sustentável e Ação em Resíduos Sólidos na Subprefeitura Lapa
Fechar X
Porque apagar a luz:
Já é um conhecimento antigo que os monitores gastam mais energia para produzir a cor branca do que a cor preta (74 e 59 watts, respectivamente). Se pegarmos como exemplo o Google, considerando que são 200 milhões de visitas diárias e que cada usuário fique 10 segundos no site, se o fundo da página fosse preto haveria uma economia de 750MWh/ano, que é suficiente para abastecer 284 famílias! Você já ajuda o planeta com um simples gesto. Basta apagar a luz! ;-)

Projeto Consumo Sustentável e Ação em Resíduos Sólidos na Subprefeitura Lapa

Para contribuir com a melhoria da gestão dos resíduos na cidade de São Paulo o Instituto 5 Elementos – Educação para a Sustentabilidade, em parceria com a Subprefeitura Lapa e outras instituições da região, está desenvolvendo o projeto Consumo Sustentável e Ação em Resíduos Sólidos na Subprefeitura Lapa.

Iniciado em agosto de 2013, com financiamento do FEMA – Fundo Especial de Meio Ambiente da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo – e contando também, a partir deste ano, com o apoio da Natura Cosméticos, o Projeto tem o propósito de difundir a prática dos 5Rs (Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar), por meio da disponibilização de informações sobre consumo e descarte sustentável, alimentação saudável e técnicas de compostagem e aproveitamento de alimentos. Outro foco de ação do programa é fortalecer a coleta seletiva e reduzir a quantidade de resíduos descartados em aterros sanitários.

O projeto está sendo implantado em duas etapas. A primeira delas, consiste na elaboração de um diagnóstico com informações sobre a coleta e a destinação de vários tipos de resíduos descartados pelos mais de 300 mil moradores da Subprefeitura Lapa. Também está sendo produzido um Folder para divulgar o mapeamento do descarte correto de vários tipos de resíduos domiciliares  na região. O Diagnóstico será disponibilizado nos sites do Instituto 5 Elementos e da Subprefeitura, e o Folder será distribuído na região por instituições parceiras e disponibilizado online para download.

Na segunda etapa, entre abril e junho, serão realizadas duas oficinas em cada um dos seis distritos da Subprefeitura Lapa (Barra Funda, Perdizes, Vila Leopoldina, Jaguara, Jaguaré e Lapa) para instituições da região  e lideranças comunitárias. Além de apresentarem o diagnóstico e o folder, também serão  abordadas  práticas de consumo consciente e técnicas de compostagem doméstica. As oficinas visam estimular e ampliar a participação na coleta seletiva com integração dos catadores e fortalecer a destinação correta dos resíduos e a logística reversa.

O projeto conta com a parceria das seguintes instituições:

Associação Agricultura Orgânica – AAO; Associação Comercial de São Paulo – Distrital Lapa; Associação dos Funcionários da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – AFALESP; Associação Paulista de Supermercados – APAS; Associação Reciclázaro; Autoridade Municipal de Limpeza Urbana de Autoridade de Limpeza Urbana de São Paulo – AMLURB; Bija Yoga – Yoga, Massagem Ayurvédica e Terapias de Crescimento Pessoal; Bioideias Operações e Assessoria Agrônomica; Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz – CADES Subprefeitura Lapa; Clã – Estúdio das Artes Cômicas; Cooper Viva Bem; Cooperativa de Trabalho, Produção e Reciclagem de  Resíduos Sólidos Eletroeletrônicos – Coopermiti; Cooperativa Regional de Coleta Seletiva e Reciclagem da Região Oeste – Cooperação; Cooperativa União Ambiental e Artesanal Mofarrej; Diretoria Regional de Ensino Pirituba – Secretaria Municipal de Educação; Ecofit Club; Envolverde – Jornalismo e Sustentabilidade; Faculdades Integradas Rio Branco; Fórum Social da Vila Leopoldina – Lapa; Instituto Kairós; Jornal da Gente; Logística Ambiental – Loga; Mercado Apanã; Natura Cosméticos; Padaria Wheat Organics; Parque Leopoldina Orlando Vilas Boas; Programa Ambientes Verdes e Saudáveis – PAVS Prefeitura de São Paulo; Recicla Butantã; RedeResíduo; Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC – Lapa Tito; Serviço Social do Transporte Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SEST SENAT; Sociedade Benfeitora Jaguaré e Subprefeitura Lapa; Toodo Eco e Waba Waba.

Clique aqui para visualizar a programação completa das oficinas

Clique aqui para baixar o formulário de inscrição das oficinas

depois de preenchido o formulário, enviar para: comunicacao@5elementos.org.br

 

 

Galeria de imagens