5 elementos | Programa Educar pra Reciclar em Itapevi
Fechar X
Porque apagar a luz:
Já é um conhecimento antigo que os monitores gastam mais energia para produzir a cor branca do que a cor preta (74 e 59 watts, respectivamente). Se pegarmos como exemplo o Google, considerando que são 200 milhões de visitas diárias e que cada usuário fique 10 segundos no site, se o fundo da página fosse preto haveria uma economia de 750MWh/ano, que é suficiente para abastecer 284 famílias! Você já ajuda o planeta com um simples gesto. Basta apagar a luz! ;-)

Programa Educar pra Reciclar em Itapevi

O Curso de Educação Ambiental, realizado pelo Instituto 5 Elementos no município de Itapevi (SP), desde 2010, dissemina metodologias participativas e propõe intervenções no espaço escolar, a partir do debate de temas como recursos hídricos, consumo sustentável e pegada ecológica. O objetivo é capacitar professores da rede municipal de ensino, difundindo conhecimentos para que os docentes elaborem projetos ambientais junto aos alunos e à comunidade.

Assim, as aulas trazem conteúdos e atividades pedagógicas que podem ser replicados na escola, a exemplo da pegada ecológica, que permite ao professor medir com os alunos o tamanho de seu impacto no meio ambiente.

Com um total de 34 instituições de ensino atingidas pelo programa, ou 50% das escolas do município, os esforços acontecem em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e conta com o financiamento do Instituto Eurofarma.

Os professores também recebem material didático, como a Coleção Consumo Sustentável e Ação, que embasa as 33 horas de formação, ao longo de oito encontros. O contato com especialistas, como o permacultor Peter Webb, possibilita ainda aprofundar conceitos sobre cultivo orgânico ou o preparo de hortas escolares.

Um exemplo de resultado conquistado com o curso é a CEMEB Gov. André Franco Montoro que após a capacitação conseguiu transformar o espaço escolar, construindo um canteiro em forma de mandala, que funciona como uma sala de aula ao ar livre. Antes da construção do espaço educador na escola, foram desenvolvidos um diagnóstico participativo no local, um biomapa com os lugares preferidos por professores e alunos, até a construção de um plano de ação, que orientou a criação da nova horta feita de pneus e materiais recicláveis.

Mais informações sobre o curso, notícias e depoimentos podem ser encontrados no Blog da Rede Itapevi de Educação Ambiental, criado pelos educadores em 2011: http://redeitapevieducambiental.blogspot.com.br/

Galeria de imagens