Fechar X
Porque apagar a luz:
Já é um conhecimento antigo que os monitores gastam mais energia para produzir a cor branca do que a cor preta (74 e 59 watts, respectivamente). Se pegarmos como exemplo o Google, considerando que são 200 milhões de visitas diárias e que cada usuário fique 10 segundos no site, se o fundo da página fosse preto haveria uma economia de 750MWh/ano, que é suficiente para abastecer 284 famílias! Você já ajuda o planeta com um simples gesto. Basta apagar a luz! ;-)

Cineclube Socioambiental

Mais de sete mil espectadores já passaram pelas sessões de filmes e debates com diretores e especialistas no Cineclube Socioambiental, desde sua estreia em 2008. A iniciativa da Sala Crisantempo, em parceria com o Instituto 5 Elementos, visa promover a difusão da consciência socioambiental por meio do cinema, apresentando caminhos possíveis frente à complexidade dos desafios da realidade atual.

Aos poucos, o Cineclube vem se tornando um importante espaço de reflexão sobre a sustentabilidade dentro da cidade de São Paulo, contando com a organização de um grande acervo de filmes e documentários nestes cinco anos.

Em 2012, o Instituto 5 Elementos realizou uma pesquisa de avaliação para entender a importância deste espaço para as pessoas e o conhecimento do tema sustentabilidade. Apurou-se que 86% dos entrevistados consideram que a programação contribui para a compreensão do tema sustentabilidade e 80% considera que o Cineclube ampliou a cooperação entre instituições, grupos e agentes sociais. Quanto ao meio que possibilitou conhecer o espaço, 32% tomaram conhecimento pelo Facebook, 6% pelo site do Cineclube e 60% por outras formas, como indicação de amigos.

Em agosto de 2012, o Cineclube inaugurou o Cineclube Socioambiental Bahia (http://bahia.cineclubesocioambiental.com.br), com a mesma proposta de difusão da consciência socioambiental por meio do diálogo entre as pessoas e o cinema e vídeo. A programação baiana também enfoca documentários voltados à sustentabilidade e à relação entre ser humano e planeta Terra.

Até hoje, muitos títulos inéditos no país foram traduzidos e legendados pela equipe do Cineclube, que também priorizou a diversidade de temas. As sessões em São Paulo costumam ser complementadas por atividades paralelas como a Feira de Trocas, que promove a economia solidária e criativa, e as Quintas Orgânicas, em que são servidas comidas preparadas com ingredientes orgânicos antes das sessões.

O Cineclube de São Paulo é também parceiro do Greenpeace e conta com o apoio de instituições como FilmAmbiente, Goethe-Institut de SP, Ecomove, Matilha Cultural, ONG Plantando Consciência, SENAC, Teia-USP e Virada Sustentável.

Serviço

Cineclube Socioambiental Crisantempo
Rua Fidalga, 521 – Vl. Madalena
São Paulo – SP – Brasil
Telefone: (11) 3819 – 2287
www.cineclubesocioambiental.org.br

Galeria de imagens