5 elementos | Água
Fechar X
Porque apagar a luz:
Já é um conhecimento antigo que os monitores gastam mais energia para produzir a cor branca do que a cor preta (74 e 59 watts, respectivamente). Se pegarmos como exemplo o Google, considerando que são 200 milhões de visitas diárias e que cada usuário fique 10 segundos no site, se o fundo da página fosse preto haveria uma economia de 750MWh/ano, que é suficiente para abastecer 284 famílias! Você já ajuda o planeta com um simples gesto. Basta apagar a luz! ;-)

Água

Não basta fechar a torneira e economizar água, é preciso conhecer a realidade dos nossos mananciais, o tratamento de água e esgoto em nossos municípios e cobrar dos responsáveis estes serviços. Mas para isso, é necessário participar do comitê da bacia hidrográfica onde você reside, por meio de associações de bairro ou outras instituições interessadas.

Sendo assim, gerenciar de forma participativa as nossas águas faz parte de alterações profundas de como devemos nos relacionar com este fundamental recurso natural para as nossas vidas. O Instituto 5 Elementos tem como objetivo mobilizar e sensibilizar para o cuidado com as águas, engajando as pessoas e instituições neste importante processo de transformação. Nossos projetos têm como princípio popularizar as informações dos planos de bacias hidrográficas por meio de publicações, sites e jogos que estimulem a compreensão deste novo olhar da comunidade em relação à gestão das águas.

Nossa participação nos comitês de bacias hidrográficas tem trazido transparência e cooperação entre estado, municípios e sociedade civil, potencializando a realização de projetos que tragam soluções concretas para fortalecer a gestão integrada e participativa das águas, com base na Política Nacional de Recursos Hídricos.

“A água de boa qualidade é como a saúde ou a liberdade: só tem valor quando acaba”.

(João Guimarães Rosa)