5 elementos | Programas
Fechar X
Porque apagar a luz:
Já é um conhecimento antigo que os monitores gastam mais energia para produzir a cor branca do que a cor preta (74 e 59 watts, respectivamente). Se pegarmos como exemplo o Google, considerando que são 200 milhões de visitas diárias e que cada usuário fique 10 segundos no site, se o fundo da página fosse preto haveria uma economia de 750MWh/ano, que é suficiente para abastecer 284 famílias! Você já ajuda o planeta com um simples gesto. Basta apagar a luz! ;-)

Programas

A construção de valores para uma sociedade mais sustentável realiza-se por meio da educação socioambiental, que se fundamenta nas interações e conexões entre as várias formas de vida e numa visão sistêmica que possibilita o conhecimento do todo, de modo a permitir a sua transformação.

A prática da sustentabilidade demanda metodologias que promovam abordagens participativas e tecnologias sociais inovadoras, que sensibilizem e preparem as pessoas para as novas escolhas e desafios a serem enfrentados na atualidade e no futuro. Os programas se baseiam na cultura da sustentabilidade, representada pelos seis temas da Permacultura – Segurança Alimentar, Água, Economia Local, Energia e Tecnologia, Espécies e Ecossistemas e Interação Humana – e se fundamentam nos princípios do cuidado com as pessoas, com a terra e na repartição de excedentes.

“Se planejar para um ano, plante arroz!
Se planejar para 10 anos, plante árvores!
Se planejar para 100 anos, eduque as pessoas!”
– Provérbio Chinês

Base de Projetos

Durante seus 20 anos, o Instituto 5 Elementos desenvolveu uma série de projetos que agora estão disponíveis para sua consulta.  Divididos nas áreas Materiais Educativos, Água, Espaços Educadores, Cidades Sustentáveis e Consumo Sustentável, é possível  pesquisar detalhes como objetivos e metodologias utilizadas, além dos parceiros na execução.

Não deixem de conferir a nossa história!

Faça uma busca pela nossa base de Projetos