5 elementos | NOVA GESTÃO DAS ÁGUAS NO ALTO TIETÊ TRAZ FORÇA E MAIS TRANSPARÊNCIA!!!
Fechar X
Porque apagar a luz:
Já é um conhecimento antigo que os monitores gastam mais energia para produzir a cor branca do que a cor preta (74 e 59 watts, respectivamente). Se pegarmos como exemplo o Google, considerando que são 200 milhões de visitas diárias e que cada usuário fique 10 segundos no site, se o fundo da página fosse preto haveria uma economia de 750MWh/ano, que é suficiente para abastecer 284 famílias! Você já ajuda o planeta com um simples gesto. Basta apagar a luz! ;-)

acompanhe:

NOVA GESTÃO DAS ÁGUAS NO ALTO TIETÊ TRAZ FORÇA E MAIS TRANSPARÊNCIA!!!

publicado em: 25/05/2011

 

Por Mônica Pilz Borba – Vice Presidente do Subcomitê Pinheiros Pirapora e Coordenadora do Instituto 5 Elementos

Chico Brito - Prefeito de Embu das Artes, Maria Emilia - Secretária Executiva do Comitê do Alto Tietê, Laura Stela Naliato Perez - Diretora do Departamento de Gerenciamento de Recursos Hídricos (dir. para esq.)

A Nova Gestão do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, presidida pelo prefeito de Embu das Artes, Chico Brito, convidou todos os presidentes, vice-presidentes e secretários executivos dos 5 subcomitês *: Cotia- Guarapiranga, Billings-Tamanduateí, Tietê- Cabeceiras, Juqueri-Cantareira e Pinheiros-Pirapora; para iniciar este novo momento, na gestão das águas, com mais transparência e eficiência.

Na reunião de Embu das Artes que aconteceu no dia 24 de maio, no período da manhã, discutimos a criação de uma agenda comum entre o Alto Tietê e os subcomitês, dando ênfase a divulgação do Plano de Bacias do Alto Tietê, por meio de um seminário que será realizado no dia 24 de agosto, com o objetivo de envolver os trinta e quatro prefeitos dos municípios que compõem o Alto Tietê, além da sociedade civil e estado. Outro assunto relevante foi o processo de efetivação da Lei Específica nos subcomitês, para que possamos implementar a política de cobrança pelo uso da água, com o foco de aprimorar o processo de gestão das águas.

Os subcomitês irão se reunir no mês de junho, com as lideranças do Comitê do AT, para verificar o andamento das pendências. Para que tudo isso aconteça, também é necessário fortalecer a FABHAT (Fundação da Agência da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê) por isso, serão promovidos encontros com outras fundações para conhecer experiências de sucesso, e avançar por aqui! Em relação ao FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), também vamos solicitar o impacto dos projetos financiados, bem como a avaliação da eficiência do funcionamento deste fundo. Outro ponto chave foi sobre a comunicação do Comitê, que não tem um site próprio, sendo assim será aberta uma demanda induzida junto ao FEHIDRO para efetivar este projeto o quanto antes.

* Cotia- Guarapiranga: Cotia, Embu, Taboão da Serra, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçú, São Paulo, São Lourenço da Serra e Juquitiba;

Billings- Tamanduateí: Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e São Paulo;

Tietê- Cabeceiras: Mogi das Cruzes, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Poá, Suzano, Biritiba-Mirim, Salesópolis, Guarulhos, Arujá e São Paulo;

Juqueri- Cantareira: Cajamar, Francisco Morato, Franco da Rocha, Caieiras, Mairiporã e São Paulo;

Pinheiros- Pirapora: Pirapora de Bom Jesus, Santana de Parnaíba, Itapevi, Barueri, Osasco, Carapicuíba, Jandira e São Paulo.

compartilhe esta notícia:

Comentários

Data: 28/06/2011

Autor: andrea dantas camargo

Comentário: ola sou andrea , estou querendo sabre , como eu posso esta participa , sou de sao paulo . sou pesquisando dos rios .Obrigada Andrea

( responder )

Escreva seu comentário:

integre-se

Clique aqui para adquirir a Coleção Consumo Sustentável e Ação!

AGENDA

Nenhum evento para o mês selecionado!
NOVEMBRO

siga

Fechar X
Cadastre-se:
Insira seu e-mail abaixo para fazer parte de nosso mailing. Marque as opções de acordo com o tipo de comunicados que você deseja receber de nós, e seja bem vindo!