Fechar X
Porque apagar a luz:
Já é um conhecimento antigo que os monitores gastam mais energia para produzir a cor branca do que a cor preta (74 e 59 watts, respectivamente). Se pegarmos como exemplo o Google, considerando que são 200 milhões de visitas diárias e que cada usuário fique 10 segundos no site, se o fundo da página fosse preto haveria uma economia de 750MWh/ano, que é suficiente para abastecer 284 famílias! Você já ajuda o planeta com um simples gesto. Basta apagar a luz! ;-)

História

Histórico

Histórico

Histórico

Histórico

Histórico

O nascimento num solo fértil

A semente do Instituto 5 Elementos nasceu em terra viva, quando estudantes e educadoras se conheceram na Associação Pró-Juréia, com a bandeira de transformar a região sul do Estado de São Paulo em uma área de conservação ambiental, ainda no final dos anos 80. A partir daquele despertar de consciência, formou-se um grupo de estudos sobre educação ambiental, tema estratégico para promover as grandes transformações que a sociedade necessitaria num futuro próximo. A participação das educadoras na Eco-92 reforçou a importância de construir uma instituição com foco na educação ambiental, semeando esta ideia junto a sociedade. Foi com o apoio de cidadãos com notório reconhecimento público que se formou o Conselho do Instituto e, no dia 7 de abril de 1993, Dia Mundial da Saúde, fundou-se o 5 Elementos – Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental.

O crescimento

Nos primeiros dez anos de vida, os brotos se transformaram em galhos cheios de belas folhas que disseminaram atividades de educação ambiental no meio ambiente urbano, como as monitorias em trilhas nos parques públicos, implantação de coleta seletiva em escolas, exposições unindo arte e meio ambiente, cursos de formação em educação ambiental para professores, agentes ambientais e monitores, produção de vídeos, publicações e jogos, seminários com temas socioambientais e campanhas de mobilização em prol da qualidade de vida. Muitas destas iniciativas trouxeram reconhecimento público, recebendo diversos prêmios na área de meio ambiente e educação.

O amadurecimento

Aos poucos, as raízes, folhas, flores e sombra cresceram criando um micro-clima de amadurecimento que, no inicio do século XXI, reforçou o nosso compromisso com as políticas públicas na área de educação ambiental. Como ações prioritárias, o Instituto passou a atuar na implantação da Política Estadual de Educação Ambiental de São Paulo articulada à gestão dos Comitês de Bacias Hidrográficas, além de participar de fóruns e diversas mobilizações coletivas. A frutificação profissional, conceitual e de experiências práticas em educação para a sustentabilidade possibilitou conceber e gerenciar Centros de Referência em Educação Ambiental, difundindo conceitos, práticas e tecnologias sustentáveis. Outro importante engajamento institucional tem sido a participação no Programa Cidades Sustentáveis, com a elaboração de projetos com foco no desenvolvimento sustentável local em municípios brasileiros. Paralelamente, o Instituto tornou-se uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, uma das primeiras cem organizações da sociedade civil a ter essa certificação fornecida pelo Ministério da Justiça.

 

 

 

AGENDA

Nenhum evento para o mês selecionado!
MAIO

siga

Fechar X
Cadastre-se:
Insira seu e-mail abaixo para fazer parte de nosso mailing. Marque as opções de acordo com o tipo de comunicados que você deseja receber de nós, e seja bem vindo!