5 elementos | Equipe
Fechar X
Porque apagar a luz:
Já é um conhecimento antigo que os monitores gastam mais energia para produzir a cor branca do que a cor preta (74 e 59 watts, respectivamente). Se pegarmos como exemplo o Google, considerando que são 200 milhões de visitas diárias e que cada usuário fique 10 segundos no site, se o fundo da página fosse preto haveria uma economia de 750MWh/ano, que é suficiente para abastecer 284 famílias! Você já ajuda o planeta com um simples gesto. Basta apagar a luz! ;-)

Equipe

Mônica Pilz Borba

Gestora Institucional

Sou Mônica Pilz Borba, mãe, educadora e ambientalista. Em 1993 fundei o Instituto 5 Elementos e atualmente dedico boa parte do meu tempo a sua coordenação. Amo a natureza seus ciclos, seres e elementos e compartilho este meu profundo sentimento com todos a minha volta!

Minha formação inicial na adolescência foi em arte-educação e no movimento Bandeirante dos 14 aos 21 anos. Em 1989 me graduei em Pedagogia na PUC/SP e atuei como professora de Educação Infantil na escola Vera Cruz por 10 anos, desenvolvendo projeto de horta e alfabetização. Em 1998 cursei Teoria e Prática do Meio Ambiente pela CETESB em parceria com o ISER, e em 2000 me especializei em Educação Ambiental pela FSP/USP e em 2004 fiz o curso de Ecovilas no IPEC – Instituto de Permacultura do Cerrado e em 2009 fiz o curso de Agricultura Biodinâmica do Instituto Elo. Coordeno diversos programas e publicações na área de educação ambiental que em 97 receberam o Prêmio Itaú Unicef, na categoria de material de apoio ao professor. Planejo e ministro cursos de capacitação em educação para sustentabilidade. Coordenei a secretaria executiva da REPEA – Rede Paulista de Educação Ambiental, o Centro de Educação Ambiental do Parque Villa-Lobos, o Centro de Educação Ambiental HSBC – SP em Caucaia do Alto. Também participei do conselho social da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e sou vice-presidente do Sub-Comitê Pinheiros Pirapora da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê. Coordenei de 2010 a 2013 a facilitação do Programa Energia Social para Sustentabilidade Local da Odebrecht Agroindustrial.

Em 2013 estou liderando a gestão da Plataforma de Agricultura Orgânica da cidade de São Paulo, coordeno a elaboração do Atlas Hidrográfico do Alto Tietê e sou gestora do Instituto 5 Elementos.

AGENDA

Nenhum evento para o mês selecionado!
NOVEMBRO

siga

Fechar X
Cadastre-se:
Insira seu e-mail abaixo para fazer parte de nosso mailing. Marque as opções de acordo com o tipo de comunicados que você deseja receber de nós, e seja bem vindo!