Fechar X
Porque apagar a luz:
Já é um conhecimento antigo que os monitores gastam mais energia para produzir a cor branca do que a cor preta (74 e 59 watts, respectivamente). Se pegarmos como exemplo o Google, considerando que são 200 milhões de visitas diárias e que cada usuário fique 10 segundos no site, se o fundo da página fosse preto haveria uma economia de 750MWh/ano, que é suficiente para abastecer 284 famílias! Você já ajuda o planeta com um simples gesto. Basta apagar a luz! ;-)

acompanhe:

#CisternaNaEscola realizada com sucesso!

publicado em: 19/08/2015

No dia 08 de agosto foi realizado o curso prático da instalação do sistema de captação de água de chuva na EMEI Dona Leopoldina, atividade que celebra o sucesso da campanha Cisterna na Escola.

01_abertura

05O projeto contou com algumas fases, com visitas técnicas para metragem, projeção de materiais e orçamento para a construção. Em uma segunda fase foi realizado um crowdfunding, ou seja, um financiamento coletivo com a campanha Cisterna na Escola, tendo o sucesso de arrecadação de R$ 4.680,00. Todo o recurso arrecadado da campanha foi doado à escola e destinado para a construção da cisterna. A terceira fase foi a construção da laje para a caixa d’água de 5.000 litros (doada pela Diretoria Regional de Educação – DRE Pirituba). A quarta fase consistiu no a facilitação do curso de construção do sistema de captação de água de chuva que foi ministrado pelos educadores Paulo Fonseca e Estela Cunha.

O curso foi realizado no sábado, 08 de agosto, com a presença de aproximadamente 30 pessoas, dentre elas o Diretor Regional da DRE Pirituba, Marcos Manuel, Sérgio Masurega, Diretor Planejamento e Olga Kalil, Assessora de Gabinete também da DRE Pirituba.

A maioria dos participantes eram familiares das crianças da escola. A manhã começou com uma roda de boas-vindas conduzida pela Márcia Covelo, diretora da escola. Depois foi feita uma palestra sobre a situação do processo de urbanização de São Paulo e a gestão das águas. Foram apresentados também, alguns exemplos de sistemas de captação de água de chuva existentes no Brasil.

Após a apresentação teórica, todos foram para o local de instalação da cisterna e os educadores explicaram como seria feita a atividade, separando os grupos por atividade: serrar os canos; fazer um filtro simples de tela e conectá-lo, entre outras atividades.

Foi feito um intervalo para o almoço oferecido pela escola como forma de retribuição pela construção da cisterna.

Depois da refeição, todos voltaram para o mutirão e finalizaram as atividades com a instalação da cisterna. O dia encerrou com muita alegria e satisfação.

06

 

compartilhe esta notícia:

Escreva seu comentário:

integre-se

Clique aqui para adquirir a Coleção Consumo Sustentável e Ação!

AGENDA

Nenhum evento para o mês selecionado!
JULHO

siga

Fechar X
Cadastre-se:
Insira seu e-mail abaixo para fazer parte de nosso mailing. Marque as opções de acordo com o tipo de comunicados que você deseja receber de nós, e seja bem vindo!