Fechar X
Porque apagar a luz:
Já é um conhecimento antigo que os monitores gastam mais energia para produzir a cor branca do que a cor preta (74 e 59 watts, respectivamente). Se pegarmos como exemplo o Google, considerando que são 200 milhões de visitas diárias e que cada usuário fique 10 segundos no site, se o fundo da página fosse preto haveria uma economia de 750MWh/ano, que é suficiente para abastecer 284 famílias! Você já ajuda o planeta com um simples gesto. Basta apagar a luz! ;-)

acompanhe:

Coleção Consumo Sustentável e Ação propõe reeducação para o consumo transformando lixo em resíduos

publicado em: 26/02/2013

Substituir o conceito de lixo, como “algo que não serve para nada”, para o de resíduo, que possui valor social, ambiental e econômico, é uma das principais mensagens da Coleção Consumo Sustentável e Ação, material educativo do Instituto 5 Elementos – Educação para Sustentabilidade. A Coleção visa incluir a educação para a sustentabilidade na rotina escolar, nos espaços educadores e nas diferentes comunidades educativas do Brasil.

Em 2015, a Coleção ganha sua terceira edição, com informações atualizadas e adequadas à Política Nacional de Resíduos Sólidos, de 2010, que tem como objetivo reduzir a produção excessiva de resíduos e o desperdício, qualificar o consumo e valorizar a inclusão dos catadores de materiais recicláveis na gestão integrada.

CCSA_Foto-02

Além dos sete livros da Coleção, a nova edição traz como novidade um DVD com apresentação em power point sobre as principais informações da publicação e vídeos educativo sobre o tema.

O volume Resíduos Sólidos e Atividades Educativas é voltado aos professores das diversas áreas do conhecimento, possibilitando que o tema seja desenvolvido de forma interdisciplinar e transversal na escola. Este volume desenvolve conceitos como Pegada ecológica, Consumo sustentável X Consumismo, Mudanças Climáticas, O que muda com a Política Nacional de Resíduos Sólidos e Como Gerenciar os Resíduos Sólidos. O conhecimento teórico combina-se a sugestões de atividades educativas, cujas metodologias possibilitam um diálogo entre as diversas áreas do saber, permitindo ao educador aprofundar os conteúdos dos demais volumes. Entre as atividades propostas, estão: dicionário do consumo sustentável; problemas, gráficos e análises com os dados sobre resíduos; cozinha ecológica; linha do tempo “do lixo ao resíduo”; cinema do ciclo de vida dos recicláveis e orgânicos; caminhada diagnóstica; biomapa dos resíduos na cidade; festas sustentáveis e feiras de troca.

Os livros Orgânicos, Metal, Vidro, Papel, Plástico e Resíduos Perigosos são destinados aos alunos, estimulando a pesquisa sobre a economia dos recursos naturais, a história e o ciclo de vida de todos estes materiais, bem como seus impactos de seu descarte incorreto. As informações são apresentadas por meio de histórias com personagens que pesquisam para a Feira de Ciências de Sustentabilidade na escola.

O público deste material educativo é composto por educadores e alunos do Ensino Fundamental I e II, que poderão vivenciar os conteúdos práticos do consumo sustentável, a partir do aprofundamento nos conceitos dos 5Rs: Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

É possível adquirir a Coleção pela internet, clique aqui para adquirir, e saber mais sobre as formações no Instituto 5 Elementos – Praça Julio César, 14, Lapa, São Paulo (SP), telefone 11 3871-1944

Caso sua empresa ou prefeitura queira adquirir um volume maior de coleções, há a possibilidade de inserir a logomarca na caixa da coleção. Entre em contato conosco.

Formação para um novo compromisso

Um dos objetivos da Coleção Consumo Sustentável e Ação é atingir públicos escolares, instituições do terceiro setor, setor privado e setor governamental, por meio daccsa_emailmkt-01
promoção de oficinas e cursos presenciais a partir dos conteúdos do material. Assim, é possível ampliar o nível de compromisso com as transformações para uma sociedade mais sustentável e a formação de multiplicadores para essa mudança.

Trabalhar a interdisciplinaridade nas escolas contribui para despertar o interesse de crianças e jovens sobre o tema, já que as atividades se baseiam em situações reais e desafiantes. O objetivo principal das formações relacionadas ao Consumo Sustentável é sempre estimular mudanças de atitude frente aos atuais padrões de consumo, difundindo conteúdos, conceitos, atividades práticas e reflexões sobre as diferentes situações pedagógicas.

É possível solicitar um orçamento da formação para sua escola pelo e-mail comunicacao@5elementos.org.br ou pelo telefone 11 3871-1944.

Clique aqui para conheçer uma mostra das ilustrações criadas pelo artista Rogério Fernandes


 

Clique no botão abaixo para comprar seu exemplar!

 



compartilhe esta notícia:

Comentários

Data: 08/10/2013

Autor: monica renard

Comentário: Queridas amigas e companheiras, estou matando as saudades e olhei o site. MUITO BOM. Estamos em Fortaleza trabalhando no ciclo da reciclagem e agora com a PNRS, vamos ter mais trabalho ainda. Vamos trocar id

( responder )

Data: 15/10/2013

Autor: Marina

Comentário: Mônica, receba nosso abraço e boa sorte em Fortaleza !

Data: 07/08/2013

Autor: Luciana Gomes

Comentário: Por favor, gostaria de ter mais informa

( responder )

Data: 04/09/2013

Autor: Marina

Comentário: Olá! Em: http://www.5elementos.org.br/site/index.php/colecao-consumo-sustentavel-e-acao-2013/ Abraços

Data: 14/05/2013

Autor: Rodrigo

Comentário: Olá! Sou professor da Rede Pública Estadual, em uma escola localizada em região de manancial (E.E. Beatriz Lopes) e gostaria de saber se há um desconto para a compra da Coleção Consumo Sustentável.Grato.Rodrigo

( responder )

Data: 27/05/2013

Autor: Marina

Comentário: Olá Rodrigo, você pode comprar pelo nosso site em: http://www.5elementos.org.br/site/index.php/colecao-consumo-sustentavel-e-acao-2013/

Data: 29/03/2013

Autor: Suzana Opatrny

Comentário: Sou Ceo da Techmail e Presidente do Instituto TechmailTemos interesse em conhecer o projeto uma vez que a nossa empresa trabalha com jovens , capacita os para o mercado de seguros, buscamos implantar desde ha anos praticas sustentáveis e encontramos bastante resistência . O Instituto Techmail busca jovens interessados no mercado securitario oferecendo curso gratuito e no conteudo consta temas voltados a sustentabilidade. Seria interessante os nossos professores conhecerem novas técnicas , modelos de ensino para um resultado mais expressivo, uma vez que o passo seguinte e a empregabilidade. Vejo com bons olhos uma aproximação entre nos para a troca de experiências pois a pratica no meio corporativo nao condiz com os sonhos. Suzana Opatrny

( responder )

Escreva seu comentário:

integre-se

Clique aqui para adquirir a Coleção Consumo Sustentável e Ação!

AGENDA

Nenhum evento para o mês selecionado!
AGOSTO

siga

Fechar X
Cadastre-se:
Insira seu e-mail abaixo para fazer parte de nosso mailing. Marque as opções de acordo com o tipo de comunicados que você deseja receber de nós, e seja bem vindo!