Seminários de Sustentabilidade Local 2011 promovidos pelo Programa Energia Social no Centro-Oeste

O Seminário de Sustentabilidade Local 2011, realizado em 05 de outubro nas cidades de Nova Alvorada do Sul (MS), 26 de outubro em Cachoeira Alta e Caçu (GO), e Mirante do Paranapanema e Teodoro Sampaio (SP) em 1º de outubro, abordou dois temas importantes para a sustentabilidade dos municípios: a plataforma do Programa Cidades Sustentáveis, parceria com a Rede Nossa São Paulo, Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e Instituto Ethos, e a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Mônica Borba, coordenadora do Instituto 5 Elementos, apresentou o Programa Cidades Sustentáveis – cujo principal objetivo é sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável – e entregou aos representantes das Prefeituras de Nova Alvorada do Sul, Cachoeira Alta e Caçu um documento para comprometimento com o Programa, estimulando a gestão pública dos municípios a assinar a plataforma do Programa. Já em Teodoro Sampaio e Mirante do Paranapanema foi Rizpah Besen, coordenadora de Programas do Instituto 5 Elementos, que trouxe o conceito do Programa ao Seminário.

Participantes do Seminário realizado no Polo Goiás, que integra os municípios de Caçu e Cachoeira Alta.

No painel seguinte, Rizpah Besen expôs os desafios e as perspectivas de implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. O tema também foi abordado sob o âmbito estadual, por representantes do Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul, do Ministério Público do Estado de Goiás e da Dal Más Consultoria. A coordenação local do Instituto 5 Elementos apresentou diagnóstico e pesquisa de percepção sobre a gestão dos resíduos sólidos de cada localidade.

Um dos objetivos do evento foi manter as comunidades informadas sobre o andamento dos principais projetos que estão sendo desenvolvidos pelo Programa, sob o método da gestão participativa, dentro de Comissões Temáticas de Educação (cinco projetos apresentados), Cultura (seis), Atividades Produtivas (quatro) e Saúde, Segurança e Preservação Ambiental (cinco), totalizando 20 projetos com foco na sustentabilidade.

O Seminário de Nova Alvorada do Sul contou com cerca de 250 participantes, o de Cachoeira Alta e Caçu, 140 e o de Mirante do Paranapanema e Teodoro Sampaio, 130, entre representantes da Câmara Municipal, gestores públicos, empresários, assentados rurais, associações de bairro, educadores, profissionais liberais, funcionários públicos e outros segmentos da sociedade.

O Programa Energia Social para a Sustentabilidade Local é uma iniciativa da ETH Bioenergia, com facilitação do Instituto 5 Elementos – Educação para a Sustentabilidade. As apresentações realizadas nos Seminários estão disponíveis no acervo de arquivos do Portal do Programa Energia Social.

Fonte: Portal Rede Nossa São Paulo 

A coordenadora do Instituto 5 Elementos Mônica Borba apresentou o Programa Cidades Sustentáveis aos representantes das prefeituras de Nova Alvorada do Sul (MS), Cachoeira Alta e Caçu (GO).



Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio