Seminário Estadual da Política de Educação Ambiental

Por Juliana Caffé

 

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente, por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental, em parceria com a sociedade civil, promoveu, no dia 02 de dezembro de 2011, uma discussão em torno da regulamentação da Política Estadual de Educação Ambiental. O seminário faz parte da agenda do Grupo Facilitador, formado para discutir e viabilizar a referida regulamentação, do qual o Instituto 5 Elementos faz parte.

A programação girou em torno de debates entre especialistas da área de todo o Brasil sobre os desafios para a estruturação e efetivação da Educação Ambiental no território paulista e teve como objetivo produzir subsídios para a regulamentação da Política Estadual de Educação Ambiental (Lei n° 12.780, de 30 de novembro de 2007). Os debates abordaram questões, como as políticas públicas de educação ambiental, a educação ambiental nos Estados e a educação ambiental nos municípios, através das CIMEAS.

Mesa de Abertura (i) Sra. Silvana Augusto, Coordenadora de Educação Ambiental (CEA); (ii) Sr. José Vicente de Freitas, do Ministério da Educação; (iii) Deputada Estadual Rita Passos; (iv) Sr. Rubens Rizek, Secretário Adjunto do Meio Ambiente; (v) Renata Maranhão, representante do Ministério do Meio Ambiente; e (vi) Sra. Leila Aparecida; da Coordenadoria de Educação Ambiental

A abertura oficial contou com a presença do Sr. Rubens Rizek, Secretário Adjunto do Meio Ambiente; da representante da Secretaria de Estado da Educação, Sra. Leila Aparecida; da Coordenadoria de Educação Ambiental, Sra. Silvana Augusto; da Deputada Estadual Rita Passos; e da Secretária Municipal de Meio Ambiente de Itu e representante da Rede Paulista de Educação Ambiental – REPEA, Sra. Patrícia Otero.

Após a abertura do evento foi realizada a apresentação cultural do grupo Embatucadores, da Escola Estadual Flamínio Fávero, formado por crianças entre 7 e 11 anos que utilizam o corpo e materiais recicláveis para fazer música.

Após a mesa de abertura e a apresentação cultural, iniciou-se uma sequência de palestras e debates. Primeiramente, houve a palestra do Dr. Marcos Sorrentino (ESALQ/USP), sobre “Instrumentos e Mecanismos para efetivar a Política de Educação Ambiental”. Em seguida, foi feita uma mesa redonda com a mediação do professor Dr. Pedro Jacobi (USP/SP) sobre o “Panorama atual das Políticas Públicas de Educação Ambiental no Brasil”, com a participação de Neusa Helena Rocha, representante do Ministério da Educação – MEC; e de Renata Maranhão, representante do Ministério do Meio Ambiente.

A segunda mesa redonda sobre o “Processo de Educação Ambiental nos Estados: experiência dos Estados da Bahia, Minas Gerais e Paraná”, contou com a mediação da Sra. Semíramis Biasoli (OCA/USP) e a participação do Sr. Rodrigo Stolze Pacheco, Coordenador da Diretoria de Políticas de Educação Ambiental do Estado da Bahia; da Sra. Ana Luiza Dolabela de Amorim Mazzini, Diretora de Educação e Extensão Ambiental – DEDUC/ SEMAD – Minas Gerais; e do Sr. Paulo Roberto Castella, Coordenador de Educação Ambiental e Jardim Botânico da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Estado do Paraná.

A terceira e última mesa redonda, sobre o “Processo de Implantação das CIMEAS nos municípios do Estado de São Paulo” contou com a mediação do Sr. Sandro Tonso (ESALQ/USP) e as palestrantes Sra. Maria Henriqueta Andrade Raymundo, Diretora de Saneamento e Gestão Ambiental da Prefeitura Municipal de Suzano; e Sra. Nina Orlow, integrante da Rede Nossa São Paulo e do grupo de trabalho de educação ambiental “Pré-CIMEA SP”.

O fechamento do evento contou com as considerações finais da Sra. Silvana Augusto, Coordenadora de Educação Ambiental; da Sra. Aparecida Kida Sanches, da Secretaria de Estado da Educação; da Sra. Camila Mello, representante da sociedade civil pela Rede Paulista de Educação Ambiental – REPEA; e de Antonio Vitor, do Coletivo Educador Ipê Roxo de Ribeirão Preto.



Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio