Seminário de Sustentabilidade Local movimenta município de Nova Alvorada do Sul

O Programa Cidades Sustentáveis e a Política Nacional de Resíduos Sólidos foram temas centrais do evento

O Seminário de Sustentabilidade Local 2011 do município de Nova Alvorada do Sul – MS, que aconteceu no dia 05 de outubro, foi promovido pelo Programa Energia Social para a Sustentabilidade Local, uma iniciativa da ETH Bioenergia, com facilitação do Instituto 5 Elementos.

Em sua segunda edição, o Seminário abordou dois temas importantíssimos para a sustentabilidade do município: o Programa Cidades Sustentáveis e a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Mônica Borba, Coordenadora do Instituto 5 Elementos, entrega documento para comprometimento com o Programa Cidades Sustentáveis a Marcio França, Secretário Municipal de Administração e Planejamento da Prefeitura Municipal de Nova Alvorada do Sul.

Mônica Borba, coordenadora do Instituto 5 Elementos,  apresentou o Programa Cidades Sustentáveis – cujo principal objetivo é sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável – e entregou a Marcio França, assessor de gabinete da Prefeitura Municipal de Nova Alvorada do Sul, um documento para comprometimento com o Programa Cidades Sustentáveis, estimulando a gestão pública do município a tornar Nova Alvorada do Sul a primeira cidade do Mato Grosso do Sul a assinar a plataforma do Programa.

No painel seguinte, a Dra. Rizpah Besen, Coordenadora de Programas do Instituto 5 Elementos, apresentou os desafios e as perspectivas de implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. João Mendes, representante do Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (IMASUL) abordou o tema sob o âmbito estadual, e Simone Mamede, Coordenadora de Projetos do Instituto 5 Elementos, apresentou dados e a pesquisa de percepção sobre a gestão dos resíduos sólidos no município de Nova Alvorada do Sul.  As apresentações estão disponíveis no Portal do Programa Energia Social.

Abertura do Seminário com (esq. p/ dir.) Genésio Lemos Couto, diretor de Pessoas, Sustentabilidade e Relações Institucionais da ETH Bioenergia, Antonio Ailton Andrade, Gerente de Pessoas e Administração da ETH Bioenergia no Polo MS, Marcio França, Secretário Municipal de Administração e Planejamento da Prefeitura Municipal de Nova Alvorada do Sul, e Carla Pires, Responsável pela área de Sustentabilidade da ETH Bioenergia.

O evento teve como um dos principais objetivos manter a comunidade informada sobre o andamento dos projetos que estão sendo desenvolvidos no município pelo Programa Energia Social para a Sustentabilidade Local, sob o método da gestão participativa, dentro de Comissões Temáticas de Educação, Cultura, Atividades Produtivas e Saúde, Segurança e Preservação Ambiental. Os integrantes dessas comissões apresentaram os projetos Laboratório de Análises Clínicas, Cursos Profissionalizantes, Produção Orgânica Sustentável de Hortaliças e Ponto de Cultura da Sustentabilidade.

O novo laboratório de análises clínicas foi o primeiro projeto realizado no município pelo Programa. O local conta com uma área de 152,15 m² e oferece uma série de exames para atender às principais demandas da população, com uma média de 1800 análises clínicas realizadas por mês.

O Projeto Cursos Profissionalizantes foi elaborado com o intuito de oferecer qualificação profissional a jovens e adultos, para inserção no mercado de trabalho local e regional. Em sua primeira etapa, formou 252 alunos em cursos da área agrícola, industrial e socioambiental, dos quais 80% já estão no mercado de trabalho, atuando em sua área de qualificação.

O Projeto de Produção Orgânica Sustentável de Hortaliças visa implantar o fornecimento de hortaliças orgânicas no município, por meio de um sistema agroecológico com hortas circulares que exclui o uso de fertilizantes, agrotóxicos e produtos reguladores de crescimento. Serão contemplados 27 produtores, que poderão abastecer escolas e empresas com produtos orgânicos, além de vendê-los para a comunidade.

O Ponto de Cultura de Sustentabilidade será o primeiro empreendimento sustentável da região, com tecnologias que envolvem uma perfeita integração com o meio ambiente, como a captação da água de chuva e o tratamento biológico de águas. Com capacidade para receber até 1000 pessoas por mês, o espaço atenderá à demanda cultural da cidade e promoverá a cultura da sustentabilidade.

Participantes do Seminário de Sustentabilidade Local 2011

O Seminário contou com cerca de 250 participantes, entre representantes da Câmara Municipal, gestores públicos, empresários, assentados rurais, associações de bairro, educadores, profissionais liberais, funcionários públicos e outros segmentos da sociedade, que compartilham o mesmo sonho: um município mais sustentável.

José Caetano Santana, representante da sociedade civil no Programa e integrante da Comissão Temática de Atividades Produtivas, ressaltou a importância do Seminário para o desenvolvimento sustentável local e disse que os assentados do município têm o desejo de desenvolvimento, acreditam em dias melhores e apostam muito no Projeto de Produção Orgânica Sustentável de Hortaliças.




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio