São Paulo realiza Seminário sobre gestão de resíduos orgânicos

Evento discute a importância de implantar práticas de compostagem na cidade. Instituto 5 Elementos – Educação para Sustentabilidade faz mediação em mesa.

A cidade de São Paulo produz, diariamente, 18 mil toneladas de lixo. Deste total, 10 mil toneladas são resíduos domiciliares e mais da metade é composta de resíduos orgânicos. De olho nestes números, o Grupo Pró-Viabilização da Compostagem na Cidade de São Paulo organiza nesta sexta-feira, 10 de agosto, o Seminário Compostagem na Cidade de São Paulo: Gestão Adequada dos Resíduos Orgânicos.

O Grupo Pró-Viabilização da Compostagem na Cidade de São Paulo surgiu em maio deste ano, quando a Comissão Extraordinária Permanente do Meio Ambiente da Câmara Municipal promoveu a reunião “Destinação Adequada de Resíduos Orgânicos: Compostagem na Cidade de São Paulo”, e desde então, vem discutindo estratégias para mostrar a importância, estimular a prática e fortalece-la na Política Municipal de Resíduos Sólidos.

A compostagem é a opção mais sustentável para o tratamento dos resíduos orgânicos. Realizada adequadamente, é um processo não poluente, que não gera gases malcheirosos e outros inconvenientes ambientais, sociais e sanitários. O atual sistema de coleta envolve o transporte dos resíduos por grandes distâncias, gerando poluição e sobrecarga nos aterros, custando aos cofres públicos quase R$ 2 milhões por dia, conforme o valor anual previsto no orçamento de 2012. Estimular a praticar a compostagem caseira, comunitária, empresarial e municipal não só simplifica a logística da coleta como recupera os recursos naturais e ainda gera trabalho e renda.

O evento, gratuito, é aberto à participação do público e abordará os aspectos legais, normativos e gerenciais relacionados à compostagem. O Instituto 5 Elementos  – Educação para a Sustentabilidade estará presente na mediação da mesa que discutirá os aspectos técnicos e experiências de compostagem, por meio de sua especialista  Rizpah Besen.

 

Seminário Compostagem na Cidade de São Paulo: Gestão Adequada dos Resíduos Orgânicos.

Quando: Sexta-feira, 10 de Agosto.

Horário: das 9h às 17h

Onde: Câmara Municipal de São Paulo – Auditório Prestes Maia. Viaduto Jacareí, 100 – 1º andar, Bela Vista.

As vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas no link: https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?fromEmail=true&formkey=dGwxYkNfQUtzYVctX1hmQ3puVVpNbEE6MQ




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio