São Paulo ganha estreias exclusivas na temporada 2013 do Cineclube Socioambiental

Em comum, os filmes da programação 2013 do Cineclube Socioambiental Crisantempo enfatizam a necessidade do cidadão fazer uma pausa e olhar para dentro de si mesmo. São 18 títulos de temática variada, alguns inéditos, como o “Brasil Orgânico” ou “O Ativista Quântico”, que serão exibidos até o final de junho no espaço que já se tornou um ponto de reflexão consagrado em São Paulo. As sessões acontecem sempre às quintas-feiras, 20 horas, com realização da Sala Crisantempo, em parceria com o Instituto 5 Elementos – Educação pela Sustentabilidade e Greenpeace.

O Cineclube inaugura a programação em 7 de março, véspera do Dia Internacional da Mulher, com “Orgasm Inc”, da diretora norte-americana Liz Canner, desvendando a trajetória da indústria farmacêutica na corrida por remédios que respondam à falta de satisfação sexual. Depoimentos de médicos e cientistas revelam a importância da resistência a produtos dessa natureza.

A ideia é ampliar o debate sobre mudanças de hábito que aprimorem nossa relação consigo mesmo e com o próprio planeta. Desde 2008, cerca de oito mil pessoas já passaram pelo Cineclube, participando de outras atrações como as Feiras de Trocas, as Quintas Orgânicas e as sessões de filmes surpresas. Em recente pesquisa de opinião realizada pelo Instituto 5 Elementos, 86% do público entrevistado considerara que a programação contribuiu para ampliar a compreensão do tema sustentabilidade.

Em 2013, haverá conversas com diretores importantes, como Amit Goswami, que assina “O Ativista Quântico” e ficou conhecido pela direção de “Quem Somos Nós”. Já o filme “Entre a Cidade e a Floresta” é inédito e revela os desafios dos povos tradicionais que vivem no município de São Paulo, seus mitos e símbolos, e será seguido de conversa com lideranças das comunidades indígenas, além de distribuição do vídeo e livro de mesmo nome.

Outras estreias como “Fome de mudança – A saúde nas suas mãos”, dos mesmos produtores do aclamado “Food Matters” (O Alimento é Importante), focado nas disfunções criadas a partir dos produtos diet e “low fat”, tem exibição em junho,  assim como “O Nascimento como um Negócio”, mostrando como o parto tornou-se parte de um sistema lucrativo, que exclui o bem-estar de mãe e bebê e desrespeita o próprio corpo da mulher.

A programação do Cineclube é estruturada a partir das sugestões do público. Veja os filmes deste semestre:

7 de março – ORGASM INC. (EUA, 2009, Direção: Liz Canner – www.orgasminc.org)

14 de março – ZUGZWANG (Brasil, 2009, Direção: Duto Sperry – www.java2g.com.br)

21 de março – INVENÇÕES DEMOCRATICAS NO QUILOMBO (Brasil, 2010, Direção: David Calderoni e Laura Del Rey – www.davidcalderoni.art.br/Invencoes-Democraticas-no-Quilombo)

4 de abril – MUITO ALÉM DO PESO (Brasil, 2012, Direção: Estela Renner – www.muitoalemdopeso.com.br)

11 de abril – BRASIL ORGÂNICO (Brasil, 2013, Direção:  kátia klock e lícia brancher – contraponto.tv)

18 de abril – ENTRE A CIDADE E A FLORESTA (Brasil, 2012, Direção: Gianni Puzzo, www.antharesmultimeios.com)

25 de abril – MULHER E AGROECOLOGIA (Brasil, 2007, Direção: Laudenice Oliveira, Produção: www.centrosabia.org.br) e SEMENTES DA LIBERDADE (EUA, Grã-Bretanhã, Argentina, Índia, Etiópia, Brasil, Espanha, Produção: Gaia Foundation – seedsoffreedom.info)

2 de maio – WAKING LIFE (EUA, 2001, Direção: Richard Linklater, http://www.foxsearchlight.com/post/742/waking-life)

9 de maio – [SSEX BBOX] (EUA, Brasil, Alemanha, Espanha, 2012, Direção: Priscilla Bertucci – http://vimeo.com/ssexbbox)

16 de maio – O ATIVISTA QUÂNTICO (Austrália, 2009, Direção:  Renee Slade, Ri Stewart – www.quantumactivist.com)

23 de maio – GOLDMAN SACHS – o banco que dirige o mundo (França, 2012, Direção: Jerome Fritel e Marc Roche – http://www.arte.tv/fr/Goldman-Sachs–le-supermarche-de-la-finance/6892050.html)

6 de junho – FOME DE MUDANÇA – a saúde nas suas mãos (EUA, 2012, Direção: James Colquhoun e Laurentine ten Bosch – www.hungryforchange.tv/)

13 de junho – O NASCIMENTO COMO UM NEGÓCIO (EUA, 2007, Direção: Abby Epstein  – www.thebusinessofbeingborn.com)

20 de junho – SESSÃO SURPRESA (Surpresa, 60min)

27 de junho – CURTAS NO CINECLUBE: THE REVOLUTION WILL BE TELEVISED, THERE´S NO TOMORROW e MAN




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio