Relatório de Situação dos Recursos Hídricos do Estado de São Paulo e Guia de Sistemas de Recursos Hídricos são lançados no evento Fundo Estadual de Recursos Hídricos – Preservando as Águas de São Paulo

Na terça-feira, 20 de março, aconteceu no Instituto Cervantes na cidade de São Paulo o evento Fundo Estadual de Recursos Hídricos – Preservando as Águas de São Paulo. Nele, a Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos de São Paulo lançou o Relatório de Situação de Recursos Hídricos no Estado de São Paulo e o Guia de Sistemas de Recursos Hídricos.

No Relatório de Situação dos Recursos Hídricos, há um diagnóstico sobre a situação dos Recursos Hídricos no Estado de São Paulo e as 22 Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos (UGRHIs), tendo 2009 como ano base.

O Guia de Sistemas de Recursos Hídricos apresenta de forma gráfica e bastante resumida um panorama geral sobre a situação das UGRHIs estaduais, além dos contatos e endereços dos Comitês de Bacias.

O evento contou com a participação do Secretário Edson Geriboni, de Walter Tesch, Rui Brasil, Rogério Menezes e Alejandra Maria Devecchi.

Durante o lançamento das publicações, o secretário Edson Giriboni anunciou que a SABESP fará a ligação de esgoto nas residências próximas à Represa Billings para as famílias que atualmente não têm condições financeiras de se ligarem a esse sistema e, por esta razão, lançam esgoto diretamente na represa.

O secretário adjunto Rogério Menezes mediou a palestra “FEHIDRO – Prestando Contas”, ministrada por Walter Tesch e Rui Brasil, na qual foi apresentado um histórico do Fundo desde a sua estruturação, entre os anos de 1994 e 1995, até a perspectiva de aumento de recursos com a cobrança pelo uso da água. Posteriormente, Alejandra Maria Davecchi realizou a palestra “Recursos Hídricos – FEHIDRO e Adaptações às Mudanças Climáticas – Rumo à Rio+20”, abordando projetos urbanísticos como o da Nova Luz, que possuem infraestruta verde para melhorar a captação da água pelo solo, evitando enchentes.

O Instituto 5 Elementos esteve presente no evento e pretende utilizar as publicações em seus trabalhos de Políticas Públicas e no Subcomitê Pinheiros-Pirapora em 2012.

O evento foi encerrado com uma sessão de perguntas da plateia e entrega das publicações.




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio