Projetos de Pontos de Cultura de Sustentabilidade são aprovados pelas comunidades

tratamento do esgoto (água negra) e da água servida (água cinza) por meio de sistemas biológicos

Nascem os primeiros Pontos de Cultura de Sustentabilidade do Brasil, nas cidades de Teodoro Sampaio e Mirante do Paranapanema no Estado de São Paulo, de Nova Alvorada do Sul localizada no Mato Grosso do Sul, e de Caçu e Cachoeira Alta em Goiás. Todos esses municípios fazem parte do Programa Energia Social para Sustentabilidade Local, que promove a educação para sustentabilidade e ações com foco no desenvolvimento local, uma realização da ETH Bioenergia, com facilitação do Instituto 5 Elementos desde 2009.

Nesses municípios foi detectada a ausência de espaços culturais, desta forma, por meio da gestão participativa, que é base desse Programa, surgiu a ideia construir um espaço cultural e educacional.

As Comissões Temáticas de Cultura, que são formadas por representantes do governo local, da ETH e da comunidade, se organizaram para que o Centro abrigasse as atividades socioculturais que já acontecem nos municípios, e para que também tivesse um diferencial, sendo o projeto arquitetônico voltado a disseminar a cultura da sustentabilidade.

Os projetos arquitetônicos dos Pontos de Cultura de Sustentabilidade foram desenvolvidos pelo Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado – IPEC, e baseados nos principais componentes de sustentabilidade: tijolos de solo-cimento que estimula produção de baixo carbono; captação de água das chuvas para uso local; e tratamento do esgoto (água negra) e da água servida (água cinza) por meio de sistemas biológicos. Os Pontos de Cultura de Sustentabilidade, além de fortalecerem a identidade cultural da região, vão agregar novos conceitos práticos de sustentabilidade para a comunidade!




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio