Trilha Radical Verde

A Trilha Radical Verde foi uma das ações do Programa de Educação Ambiental no Parque Ibirapuera que aconteceu de 1995 a 1999, atendendo 31.000 alunos e professores da rede pública e particular da cidade de São Paulo, realizada pelo Instituto 5 Elementos – Educação para a Sustentabilidade.


Esta ação aconteceu no parque Ibirapuera tendo como metodologia que transformava o parque num laboratório de experiencias e vivencias de educação ambiental. Durante a visita as turmas aprendiam a história do parque, pontos cardeais, fauna e flora local, situação da qualidade das águas dos lagos, poluição atmosférica, como separa os resíduos, por meio de jogos e brincadeiras.


Também foram oferecidas palestras e formações para diretorias de ensino, envolvendo as escolas interessadas em aprofundar as temáticas.


Esse programa foi financiado pela Panamco Brasil e Coca Cola e parceria com a SVMA – Secretaria do Verde e do Meio Ambiente do município de São Paulo.


Em 1997 a Trilha Radical Verde recebeu o Premio Itaú Unicef na categoria de material de apoio ao professor, sendo o valor do premio investido na elaboração do jogo Trilha Radical Verde.


Esse projeto também recebeu uma Menção Honrosa no 1° Concurso de Ideias Inovadoras em Captação de Recursos Concedido pelo Centro de Competência na Área Social da Fundação ASHOKA em parceria com McKinsey&Co em 1997.


Além das premiações e 5 anos de funcionamento, o projeto publicou o Guia Prático de Educação Ambiental em Parques Urbanos e o Jogo Trilha Radical Verde, fortalecendo a educação ambiental no município de São Paulo.

 




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio