Projeto Consumo Sustentável e Ação em Resíduos Sólidos na Subprefeitura Lapa

Para contribuir com a melhoria da gestão dos resíduos na cidade de São Paulo o Instituto 5 Elementos – Educação para a Sustentabilidade, em parceria com a Subprefeitura Lapa e outras instituições da região, desenvolveu  o projeto Consumo Sustentável e Ação em Resíduos Sólidos na Subprefeitura Lapa.

 

Iniciado em agosto de 2013 e finalizado em julho de 2014, com financiamento do FEMA – Fundo Especial de Meio Ambiente da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo – e contou com o apoio da empresa Natura Cosméticos.

O Projeto teve como propósito fortalecer a participação na coleta seletiva e reduzir a quantidade de resíduos que vão para o aterro, além de difundir a prática dos 5Rs (Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar), por meio da disponibilização de informações sobre consumo e descarte sustentável, alimentação saudável e técnicas de compostagem e aproveitamento de alimentos, junto a parceiros locais governamentais, iniciativa privada e sociedade civil criando um coletivo de pais de 40 institucionais que contribuíram para todas as etapas do projeto.

 

O projeto foi implantado em duas etapas. A primeira delas, consistiu na elaboração de um diagnóstico com informações sobre a coleta e a destinação de vários tipos de resíduos descartados pelos mais de 300 mil moradores da Subprefeitura Lapa. Todas essas informações foram disponibilizadas junto aos parceiros do projeto ampliando a consciência e o conhecimento sobre a gestão dos resíduos nessa região da cidade de São Paulo.

 

Na segunda etapa foram realizadas oficinas em cada um dos seis distritos da Regional da Lapa (Barra Funda, Perdizes, Vila Leopoldina, Jaguara, Jaguaré e Lapa) para instituições da região e lideranças comunitárias, onde foram apresentados o diagnóstico e um pré-folder para que todos pudessem contribuir com suas informações e formato. Nessas oficinas foram abordadas práticas de consumo consciente e técnicas de compostagem doméstica. As oficinas visaram estimular e ampliar a participação na coleta seletiva com integração dos catadores e fortalecer a destinação correta dos resíduos e a logística reversa.

 

Como resultado dessas etapas foram produzidos um Folder impresso Mapa do Consumo Sustentável na Lapa, com 40.000 cópias para divulgar o mapeamento do descarte correto de vários tipos de resíduos domiciliares na região, sendo esses distribuídos pelos parceiros estratégicos. O Diagnóstico também foi disponibilizado para os parceiros no site do Instituto 5 Elementos.

 

Associação Agricultura Orgânica – AAO; Associação Comercial de São Paulo – Distrital Lapa; Associação dos Funcionários da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – AFALESP; Associação Paulista de Supermercados – APAS; Associação Reciclázaro; Autoridade Municipal de Limpeza Urbana de Autoridade de Limpeza Urbana de São Paulo – AMLURB; Bija Yoga – Yoga, Massagem Ayurvédica e Terapias de Crescimento Pessoal; Bioideias Operações e Assessoria Agrônomica; Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz – CADES Subprefeitura Lapa; Clã – Estúdio das Artes Cômicas; Cooper Viva Bem; Cooperativa de Trabalho, Produção e Reciclagem de Resíduos Sólidos Eletroeletrônicos – Coopermiti; Cooperativa Regional de Coleta Seletiva e Reciclagem da Região Oeste – Cooperação; Cooperativa União Ambiental e Artesanal Mofarrej; Diretoria Regional de Ensino Pirituba – Secretaria Municipal de Educação; Ecofit Club; Envolverde – Jornalismo e Sustentabilidade; Faculdades Integradas Rio Branco; Fórum Social da Vila Leopoldina – Lapa; Instituto Kairós; Jornal da Gente; Logística Ambiental – Loga; Mercado Apanã; Natura Cosméticos; Padaria Wheat Organics; Parque Leopoldina Orlando Vilas Boas; Programa Ambientes Verdes e Saudáveis – PAVS Prefeitura de São Paulo; Recicla Butantã; RedeResíduo; Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC – Lapa Tito; Serviço Social do Transporte Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SEST SENAT; Sociedade Benfeitora Jaguaré e Subprefeitura Lapa; Toodo Eco e Waba Waba.

 

Diagnostico_da_Gestao_dos_Residuos_solidos_Domiciliares_na_Subprefeitura_Lapa_set2014

RelatorioFinal_CSA_SubLapa

 




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio