Programa Energia Social para Sustentabilidade Local

Uma parceria inédita entre a ETH Bioenergia e o Instituto 5 Elementos deu origem ao Programa Energia Social para a Sustentabilidade Local, um modelo inovador de gestão participativa para o desenvolvimento sustentável em nove municípios com influência direta nas atividades da empresa entre os anos de 2011 a 2013. O propósito foi integrar os laços com a comunidade para promover uma série de ações e projetos baseados no desenvolvimento sustentável.

 

Dentro dessa perspectiva o Instituto 5 Elementos apresentou o programa Cidades Sustentáveis para diversos municípios, obtendo adesão de muitos deles.

 

O programa acontece durante três anos nos municípios de Mirante do Paranapanema e Teodoro Sampaio (São Paulo), Caçu, Cachoeira Alta, Mineiros e Perolândia (Goiás), Alto Taquari (Mato Grosso) e Costa Rica e Nova Alvorada do Sul (Mato Grosso do Sul). Até o final de 2012, o programa investiu 11,5 milhões de reais, contabilizando 43,7 mil pessoas beneficiadas diretamente, 165 mil pessoas em potencial foram  atingidas, 500 eventos de mobilização comunitária e 1,5 mil profissionais qualificados. Os projetos somou 37 iniciativas.

 

A gestão do programa Energia Social para Sustentabilidade Local instituiu um comitê gestor com a participação do governo local, lideranças da comunidades e ETH Bioenergia, que trabalharam juntos, por meio de fóruns coletivos. Junto desse comitê foram criadas as Comissões Temáticas (CTs) e Conselhos Comunitários (Ccs) – para definição das prioridades locais e elaboração de projetos nas áreas de Cultura, Educação, Atividades Produtivas, Preservação Ambiental, Segurança e Saúde.

Em paralelo, o 5 Elementos desenvolveu diferentes momentos de mobilização da população e diálogos comunitários sobre documentos globais, como a Carta da Terra ou os Objetivos do Milênio. O Cine Energia Social, por exemplo, apresentou periodicamente filmes sobre a temática ambiental em locais públicos nos nove municípios envolvidos, contando com a participação de todos os cidadãos. Também foram oferecidos cursos de elaboração de projetos para apoiar, os sonhos da comunidade local e que  fossem realizados com apoio financeiro da empresa.

 

Ao final de 2012, o programa foi reconhecido entre as melhores práticas sociais e ambientais do país, com o Prêmio Gestão Socioambiental Responsável, do Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes, além da premiação por seu desempenho pela União da Indústria da Cana-de-Açúcar (ÚNICA).

 

Entre as diretrizes que garantem o sucesso das iniciativas coletivas rumo à sustentabilidade, estão o enfoque na capacitação da população e do governo local, a busca por projetos auto-sustentáveis que não se confundam com práticas assistencialistas e a criação de políticas públicas a partir dos projetos.

 

Para saber mais assista os vídeos:

 

https://www.youtube.com/watch?v=i5d6HhgAirM https://www.youtube.com/watch?v=e0MwKuS1iCk https://www.youtube.com/watch?v=DFmgq4vwUMw https://www.youtube.com/watch?v=WIoJY538JiE https://www.youtube.com/watch?v=eLy0pWrJm4E
Para saber mais dos resultados acesse o site https://www.atvos.com/sustentabilidade/#responsabilidade-ambiental




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio