Campanha educativa Respira São Paulo

Em agosto de 1995 o Instituto 5 Elementos colaborou com a realização de campanha educativa RESPIRA SÃO PAULO da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, por meio da produção de materiais e disponibilização de equipe técnica de educadores ambientais para promoção da Operação Rodízio.

A ideia era ampliar a consciência dos cidadãos sobre o tema e pedir para deixarem seus carros uma vez por semana em suas garagens, de forma voluntária.

Foi um trabalho árduo e corajoso, principalmente para os educadores ambientais que atuaram nas ruas visando conversar com os motoristas, que em sua maioria não compreendiam a dimensão da proposta, pois a poluição do ar não é visível no dia a dia da população, porém os dados na área de saúde eram alarmantes. A imprensa também não contribuiu para apoiar essa reflexão junto a sociedade.

Depois de muitas discussões e disputas, a operação rodízio no inverno de 1996 foi incorporada pelo município de São Paulo, para reduzir o transito na cidade e não com foco na redução da poluição atmosférica.

Um tema difícil nas grandes metrópoles, que exige muito dialogo e ampliação da visão sobre o impacto dos automóveis na qualidade do ar e por consequência na qualidade de vida de seus habitantes.

Para saber mais conheça a publicação de cunho educativo da operação rodízio da gestão do secretário Fábio Feldmann.

EducacaoRodizio

 




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio