Curso de Mediação de Conflitos

Idealizado com o intuito de semear a cultura de paz na resolução de conflitos socioambientais na cidade de São Paulo, o curso de Mediação de Conflitos, promovido pelo Instituto 5 Elementos e a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente por meio da Universidade Aberta de Meio Ambiente e Cultura de Paz – UMAPAZ, atingiu 409 profissionais, sendo 237 guardas da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e 172 conselheiros de Meio Ambiente e Cultura de Paz e interessados.

 

As formações ocorreram de fevereiro a setembro de 2012, sendo os oito cursos organizados e ministrados pelo Instituto 5 Elementos – Educação para Sustentabilidade, pela Profa. Drª Sandra Inês Baraglio Granja,  e apoio de técnicos de André Biazzoti e Mônica Borba.

Os cursos foram realizados nas instalações da UMAPAZ (2 cursos), na Escola de Jardinagem (2 cursos), na Escola de Astrofísica (1 curso), Subprefeitura da Penha (1 curso), no CEU Jaçanã (1 curso) e no Instituto do Legislativo Paulista – ALESP (1 curso).

 

Os cursos tiveram 40 horas de duração, sendo 32 horas/aula e 8 horas de atividades práticas realizadas pelos participantes. Os encontros discutiram temas como diversidade humana, socioeconômica e convivência, mecanismos sociais de resolução pacífica de conflitos e complexidade da sociedade contemporânea.

Resultados:

– Todos os grupos apresentaram trabalhos de conclusão de curso que se baseava na simulação de uma
mediação. Os temas destes trabalhos, em sua maioria, incluíam casos reais.
– Publicação e lançamento do “Manual de Mediação de Conflitos Socioambientais” com informações relevantes sobre cultura de paz e técnicas de mediação de conflitos.
– Os cursos foram avaliados positivamente pelos participantes.

 

Dessa formação foi elaborada a publicação Mediação de Conflitos Socioambientais, disponível no link em PDF

http://www.5elementos.org.br/2012-manual-de-mediacao-de-conflitos-socioambientais/

 




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio