Cineclube Socioambiental

O Cineclube Socioambiental Crisantempo, nasceu em 2008 na cidade de São Paulo, e é um espaço dedicado à difusão da consciência socioambiental localizado na Sala Crisantempo. O Cineclube já atraiu mais de 15,5 mil espectadores e propõe o diálogo entre as pessoas através de vídeos e cinema sobre o mundo atual, seus desafios e complexidade, no período de 2008 a 2018. São exibidos filmes documentários que discutem diversos assuntos voltados principalmente para a questão da sustentabilidade e da relação Ser Humano – Planeta Terra.

O Instituto 5 Elementos, por meio de sua fundadora e coordenadora institucional Mônica Pilz Borba concebeu desde o início a criação do Cineclube, junto com a idealizadora da Sala Crisantempo Gisela Moreau acreditando que o audiovisual tem um grande impacto de transformação, pois amplia a consciência socioambiental dos participantes que frequentam esse espaço educador.

O Cineclube reúne um público interessado a um cinema com propósito diferenciado, que surge da carência de espaços dedicados a este tipo de discussão ligadas às práticas políticas, aos valores humanos e à consciência ambiental na cidade de São Paulo.

Além disso, na programação estão incluídas atividades paralelas, como a Feira de Trocas, em que as pessoas podem trazer objetos que gostariam de se desfazer e trocar por objetos que outros tenham levado.

Hoje Cineclube se tornou uma importante referencia de espaço dedicado à reflexão sobre a sustentabilidade dentro da cidade de São Paulo, contando com a organização de um grande acervo de filmes e documentários nestes dez anos de funcionamento.

Em 2012, o Instituto 5 Elementos realizou uma pesquisa de avaliação para entender a importância deste espaço para as pessoas e o conhecimento do tema sustentabilidade. Apurou-se que 86% dos entrevistados consideram que a programação contribui para a compreensão do tema sustentabilidade e 80% considera que o Cineclube ampliou a cooperação entre instituições, grupos e agentes sociais. Quanto ao meio que possibilitou conhecer o espaço, 32% tomaram conhecimento pelo Facebook, 6% pelo site do Cineclube e 60% por outras formas, como indicação de amigos.

Em agosto de 2012, o Cineclube inaugurou o Cineclube Socioambiental Bahia (http://bahia.cineclubesocioambiental.com.br), com a mesma proposta de difusão da consciência socioambiental por meio do diálogo entre as pessoas e o cinema e vídeo. A programação baiana também enfoca documentários voltados à sustentabilidade e à relação entre ser humano e planeta Terra.

Até hoje, muitos títulos inéditos no país foram traduzidos e legendados pela equipe do Cineclube, que também priorizou a diversidade de temas. As sessões em São Paulo costumam ser complementadas por atividades paralelas como a Feira de Trocas.

Ao longo da história do Cineclube Socioambiental de São Paulo teceu parcerias com o Greenpeace e conta com o apoio de instituições como FilmAmbiente, Goethe-Institut de SP, Ecomove, Matilha Cultural, ONG Plantando Consciência, SENAC, Teia-USP e Virada Sustentável.

Serviço

Cineclube Socioambiental Crisantempo
Rua Fidalga, 521 – Vl. Madalena
São Paulo – SP – Brasil
Telefone: (11) 3819 – 2287
www.cineclubesocioambiental.org.br

 

 




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio