Cenários e Oficinas Sorocaba e Médio Tietê

Pesquisa sobre os cenários de projetos executados na Bacia, ao longo desses 15 anos (1996 a 2009), com financiamento do FEHIDRO, e oficinas temáticas sobre a realidade da bacia, com o uso da publicação: Atlas Socioambiental: Um retrato da Bacia Hidrográfica dos Rios Sorocaba Médio Tietê.

Objetivos:  Contribuir para o fortalecimento do Comitê da Bacia Hidrográfica do Sorocaba e Médio Tietê, de modo a melhorar o acesso à informação, a divulgação significativa e a gestão dos recursos hídricos na bacia por meio da elaboração de projetos ao FEHIDRO e da capacitação para a utilização do Atlas das Águas.

Resultados obtidos: Ocorreram 12 oficinas distribuídas nas seis Sub-bacias do SMT, realizadas a partir de outubro de 2010. Cada oficina teve 16 horas de duração, com uma média de 25 participantes por atividade. A realização desse projeto valorizou o coletivo, a formação de novas lideranças, em diferentes níveis, os saberes e a tomada de decisões, em um processo contínuo de compartilhamento e de aprendizagem social entre todos os envolvidos.

Trata-se de um modelo inovador de Educação Ambiental, voltado ao fortalecimento da gestão participativa e compartilhada na bacia hidrográfica. A partir das oficinas, conseguiu-se promover maior articulação, bem como identificar práticas coletivas e diálogos para a negociação entre os atores sociais e comunidade como estratégias de aprendizado na bacia hidrográfica, o que vem estimulando o fortalecimento de processos de Educação Ambiental (EA). Coordenadora do projeto: Patricia Otero

   Fichário Completo com textos e exercícios entregue aos participantes nas oficinas.




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio