Agricultura Orgânica nas Áreas de Proteção Ambiental de São Paulo

Educação Ambiental para Incentivar a Agricultura Orgânica nas APAS Bororé-Colônia e Capivari-Monos.

Preservar o meio ambiente e incentivar os agricultores e suas famílias a permanecerem na região rural do município de São Paulo, com melhoria da qualidade de vida, foi o  princípio do projeto “Educação Ambiental para Incentivar a Agricultura Orgânica nas APAs Bororé-Colônia e Capivari-Monos”, realizado em 2012/13.  Tratou-se  então, de uma continuidade do projeto realizado em 2009 com 14 agricultores da região, envolvendo assistência técnica nas propriedades e formação teórico-prática para a agricultura orgânica.


A segunda edição do projeto, desenvolvido entre março de 2012 e junho de 2013, contou com 20 agricultores formados, sendo que cinco dessas propriedades já possuíam um sistema produtivo mais próximo do que seria uma propriedade certificada. A Cooperapas – Cooperativa Agroecológica de Produtores Rurais de Água Limpa da Região Sul de São Paulo que também ganhou novos associados naquele período, atingindo 32 cooperados até julho de 2012.


O objetivo final foi levar os participantes a produzir no sistema orgânico, eliminando assim,  o uso de insumos químicos e adequando suas propriedades à legislação ambiental vigente. Além disso, foram impulsionados planos de negócios para cada propriedade, visando a geração de renda, e a inclusão na Cooperapas.


O curso teve formato multidisciplinar sobre agricultura orgânica, organização e sustentabilidade dos agricultores e a conservação e manejo ambiental, além de uma série de visitas a propriedades orgânicas e feiras, que estimulam o compartilhamento de experiências. Tudo isso é ainda mais relevante quando se sabe que o extremo sul da cidade de São Paulo contribui com a preservação de uma área de grande importância hídrica, com formadores da represa Billings e Guarapiranga


A iniciativa foi uma das primeiras a trabalhar a educação ambiental unida à agricultura orgânica na metrópole.  O projeto do Instituto 5 Elementos foi realizado por meio da Prefeitura de São Paulo, através do FEMA – Fundo Especial de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de São Paulo, e aconteceu em parceria com o Centro Paulus, a Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica, a Casa de Agricultura Ecológica de Parelheiros e a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo.


O projeto teve como resultado em ambas as edições de 2009 e 2012, criar e fortalecer um grupo de agricultores orgânicos na região, além de produzir a publicação em 2010, Educação Ambiental para Incentivar a Agricultura Orgânica.


Por tudo isso, em 2012, foi um dos 25 selecionados em todo o Brasil pelo Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar – PEAAF, do Ministério do Meio Ambiente, como exemplo de ação educativa e prática sustentável, com espaço na publicação “Boas Práticas em educação ambiental e agricultura familiar”.


Como desdobramento desse projeto foi criada em parceria com a AAO – Associação de Agricultura Orgânica, o Instituto Kairós e mais de 35 ONGs a Plataforma de Apoio a Agricultura Orgânica na cidade de São Paulo, que influenciou o Plano Diretor e a Política Municipal de Segurança Alimentar.

Galeria de Imagens:

Segue duas apresentações do curso sobre sementes:

2013_Apostila_Producao_Sementes1

2013_Apostila_Producao_Sementes




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio