Projeto de educação ambiental para professores do ensino público completa um ano

Parceria é mais do que um instrumento de cooperação, é um princípio de atuação

Promover um curso de educação ambiental que capacite professores do ensino público para a elaboração de projetos voltados à sustentabilidade em conjunto com seus alunos, escola e comunidade. É com esse objetivo que o Instituto 5 Elementos e e a Eurofarma desenvolvem em Itapevi (SP) um projeto de capacitação em parceria com a Secretaria de Educação do município.

Alunos da turma de 2010 do Curso de Educação Ambiental de Itapevi no Centro de Educação Ambiental HSBC em Caucaia

A Coordenadora do Instituto, Mônica Borba, acredita que uma sociedade sustentável só é possível por meio da educação socioambiental, e para isso, é fundamental metodologias que promovam o desenvolvimento local pautadas em abordagens participativas e tecnologias sociais inovadoras, que sensibilizem e preparem as pessoas para os desafios a serem enfrentados tanto na atualidade quanto no futuro. “Ao tecermos a parceria entre iniciativa privada, governo local e educadoras, estamos potencializando diálogo sobre questões ambientais e sociais locais, que exigem a reflexão e ações concretas que devem ser enfrentadas conjuntamente. Não é uma tarefa fácil, porém, temos um grupo muito sensibilizado e instrumentalizado para agir em prol da educação para sustentabilidade local”.

Atualmente, o curso difunde conhecimentos, promove debates e desenvolve ações práticas que envolvem 27 professores da rede municipal de ensino. Além disso, dissemina metodologias de diagnóstico participativo e intervenções no espaço escolar, fornecendo material didático, como livros, vídeos, cartazes e publicações.Entre os temas abordados no decorrer dessa formação está a gestão de recursos hídricos, consumo sustentável, pegada ecológica e gestão dos resíduos sólidos.

Nesse semestre, por exemplo, as professoras tiveram a oportunidade de aprender com o agrônomo e permacultor australiano, Peter Webb, conceitos de cultivo orgânico, além de práticas sustentáveis, como, a construção de uma horta com palha. Essa técnica é indicada para locais com limitação de espaço, já que pode ser aplicada em qualquer lugar – até mesmo dentro de caixotes. Pela mobilidade do canteiro, também é uma ótima alternativa para lugares com pouco sol. Assim, é possível cultivar ervas e hortaliças com materiais simples dentro de casa ou da escola. Essa e outras ações ensinadas no curso marcaram com entusiasmo as professoras pela rica possibilidade de transformação da comunidade escolar.




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