Professores do Curso de Educação Ambiental de Itapevi conhecem cooperativa de catadores

Por Leila Maria Vendrametto 

Cooperados trabalham na esteira para separar os resíduos.

No último dia 29 de agosto, os professores da rede municipal de Itapevi (SP) que fazem parte do Programa Educar para Reciclar, por meio do Curso de Educação Ambiental, participaram de uma visita monitorada a Cooperativa de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis da Vila Esperança (AVEMARE).

A AVEMARE é uma cooperativa com sede em Santana do Parnaíba (SP) e fruto da organização dos próprios catadores, que retiravam seu sustento do antigo lixão  existente no município.  No ano 2000 eles se organizaram e criaram a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Vila Esperança, que em 2006 deu origem a atual cooperativa.

Durante a visita foi possível perceber o quanto os associados se organizaram para garantir melhores condições de trabalho. No contexto atual, a Cooperativa tem o apoio da prefeitura municipal e parcerias com condomínios, comércios, além de projetos com as várias instituições federais e particulares, como Petrobrás e o Grupo Pão de Açúcar.

Hoje, o município conta com a Lei nº 2855, de 14 de dezembro de 2007, que contempla o Programa de Coleta Seletiva de Materiais Recicláveis, tornando-se assim, o primeiro município da Sub-bacia Pinheiros-Pirapora a se adequar a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

 A cooperativa, que produz 20 toneladas de materiais recicláveis por dia, dispõe de cinco caminhões de coleta, sendo dois da própria AVEMARE, duas esteiras para triagem do lixo, prensas e balanças. Também alugaram uma loja no centro do município para realizar o bazar onde vendem eletrodomésticos concertados na própria Cooperativa, além de comercializarem roupas feitas a partir de retalhos. Os cooperados contam ainda com uma equipe de educadores ambientais que vão as escolas e realizam atividades de sensibilização sobre a importância do trabalho realizado por eles.

Professores de 35 escolas da Rede de Ensino de Itapevi

Com apoio de diversos parceiros, a AVEMARE desenvolve o Programa Lixo da Gente – Reciclando Cidadania, que visa à coleta seletiva através de conscientização da população sobre a importância da reciclagem para a preservação ambiental, assim como a inclusão e o desenvolvimento social. O objetivo é promover a inserção social e o desenvolvimento local, a partir da criação, manutenção e desenvolvimento da Cooperativa. A meta é realizar 100% de coleta seletiva em Santana de Parnaíba, que hoje contempla o atendimento de 50% na cidade.

O Curso de Educação Ambiental de Itapevi é desenvolvido pelo Instituto 5 Elementos – Educação para a Sustentabilidade e Secretaria de Educação com financiamento da Eurofarma e atende aos professores da rede municipal de ensino da cidade com o objetivo de incentivar o desenvolvimento de atividades e projetos de educação para a sustentabilidade nas escolas.




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio