Plantio de Palmeira Jussara mobiliza moradores do município de Perolândia em Goiás

A Palmeira Jussara, também conhecida como Palmito Jussara, é famosa por ser encontrada na floresta brasileira em grande quantidade. Originária da Mata Atlântica, na época do Descobrimento do Brasil, essa palmeira podia ser vista desde o litoral até altitudes superiores a mil metros.

Mas hoje essa realidade é bem diferente, o palmito está ameaçado de extinção. O homem explorou a sua utilidade pela indústria alimentícia e para a construção de telhados, paredes e assoalhos, já que seu tronco serve para a fabricação de ripas. Além disso, seu crescimento é lento e a frutificação acontece, em média, oito anos após o plantio.

Nesse sentido, o Programa Energia Social para Sustentabilidade Local – desenvolvido pela ETH Bioenergia com facilitação do Instituto 5 Elementos – realizou o plantio de 140 mudas da palmeira. Essa mobilização aconteceu no dia 07 de Julho, no assentamento Lagoa do Bom Fim, em Perolandia-GO, com a participação de 19 pessoas. Além do plantio, os voluntários fizeram uma trilha para a observação de espécies adultas e assistiram a uma palestra sobre “A Importância das Florestas”, ministrada pelo coordenador de projetos do Polo Araguaia, André Biazoti.

Árvore de Palmito Jussara (esq.) / plantio de mudas (dir.)



Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio