Plano de Gestão de Resíduos Sólidos prevê redução de resíduos destinados a aterro

A Prefeitura Municipal de São Paulo lançou, no dia 2 de abril, o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Cidade de São Paulo(PGIRS), cujo objetivo de longo prazo é reduzir ao máximo a quantidade de rejeitos e ampliar a coleta pública seletiva de recicláveis. Elaborado de maneira participativa com entidades e cooperativas, o documento traça metas para a coleta seletiva domiciliar e para a gestão de vários tipos de resíduos, além de estimular práticas de compostagem, reciclagem e educação ambiental.

Atualmente, apenas 46% do total de domicílios, em 75 dos 96 distritos da capital, são atendidos pela coleta seletiva. A meta de governo da prefeitura de São Paulo é aumentar a coleta resíduos secos de 1,8% para 10% até 2016. Para isso, o prefeito Fernando Haddad (PT) anunciou que o governo pretende inaugurar no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, duas das quatro centrais de triagem mecanizadas previstas no PGIRS, com capacidade de processar até 250 toneladas diárias de resíduos recicláveis cada uma. As outras duas centrais só devem entrar em operação em 2016.

Durante o lançamento do PGIRS, o prefeito comentou que a ampliação da capacidade de triagem de materiais recicláveis é uma primeira etapa, anterior às iniciativas de educação ambiental. “Convidávamos as pessoas para reciclar, para fazer a coleta seletiva, e as pessoas viam os caminhões misturando o que elas tinham separado em casa, porque não havia centrais de triagem suficientes”, afirmou Haddad.

Ciente deste gargalo no sistema de reciclagem do município, o Projeto Consumo Sustentável e Ação em Resíduos Sólidos na Subprefeitura Lapa – promovido pelo Instituto 5 Elementos e financiado pelo Fundo Especial de Meio Ambiente de São Paulo (FEMA) – pretende lançar os 100 mil exemplares do Mapa – folder de comunicação do Consumo e Descarte Sustentável na região somente após a ampliação da capacidade de triagem de recicláveis, por meio das centrais mecanizadas. O folder consiste em um mapa contendo informações sobre onde adquirir alimentos orgânicos, onde descartar os vários tipos de resíduos produzidos nas residências e ainda o que fazer com os resíduos úmidos/orgânicos para transformá-los em adubo. O principal objetivo do projeto é reduzir a quantidade de resíduos que são enviados aos aterros sanitários.

O Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Cidade de São Paulo está disponível no site da prefeitura, no seguinte endereço: http://bit.ly/1sdNV8v




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio