Osasco realiza Festival de Vídeos Ambientais e Instituto 5 Elementos participa da entrega dos prêmios

Evento ainda teve debate sobre o cineclubismo e exibição de vídeos.

Mônica Pilz Borba, coordenadora do Instituto 5 Elementos, falou sobre a experiência a frente do Cineclube Socioambiental Crisantempo, em São Paulo.

O Instituto 5 Elementos e a coordenadora Institucional Mônica Pilz Borba marcaram presença na entrega dos prêmios do “Festival dos Vídeos Ambientais Curtas e Meio”, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema) da prefeitura de Osasco. Durante o evento, realizado em 26 de maio, Mônica contou um pouco da experiência do Cineclube Socioambiental Crisantempo. Falou sobre o grupo de trabalho voluntário que traduz os filmes, dos debates após cada exibição e ainda destacou os longas “Extração de minérios” e “História das coisas”, que mostram os efeitos do consumismo desmedido na sociedade. Por fim, convidou os estudantes da cidade a participarem da Conferência da Juventude e Meio Ambiente e da Rede da Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade (REJUMA).

“O cinema é um ativismo, uma forma de mostrar nossa indignação. Há muitos filmes catastróficos. Infelizmente, temos dificuldade de achar filmes propositivos. No Cineclube, trazemos atores, diretores e produtores para conversar sobre os temas discutidos nos filmes. Ser educador ambiental é saber cativar as pessoas para a sustentabilidade”, completou Mônica.


O festival

O prêmio de melhor curta metragem ficou com “O que minhas atitudes podem provocar”, de Diogo Gregório Rosado, e a melhor trilha ficou com André Monteiro dos Santos, com “A carta da Jovem Senhora”.

Foram entregues os seguintes prêmios: Melhor curta metragem (“O que minhas atitudes podem provocar!”), de Diogo Gregório Rosado; e “Descarte sustentável”, de Natalia Rodrigues da Costa (estudante da ETEC Osasco II), ficou com a premiação de Melhor Spot. Ambos receberam cheque no valor de R$ 1.000,00. O prêmio de R$ 300,00 foi para três categorias: “O que se diz, O que se vê”, de Maurício Rodilha Arraes (estudante Universitário), como Melhor Roteiro/Argumento. A Melhor Edição ficou com “Xurume”, de Everton Rodrigues, e a Melhor Trilha Sonora foi para “A carta da Jovem Senhora”, de André Monteiro dos Santos.

Segundo Thelio Romagnolo, coordenador do festival, a qualidade e originalidade na elaboração dos trabalhos surpreendeu a comissão julgadora. Participaram pessoas de várias idades que desenvolveram vídeos utilizando técnicas diversas. Os primeiros lugares de cada categoria (spot, curta, roteiro/argumento, trilha e edição) receberam prêmios em dinheiro, oferecidos pelos Cursos Anglo/Fipen. Vencedores e parceiros do projeto também receberam troféus e certificado de participação oferecidos pela Sema/Osasco.

O festival teve como objetivos promover e estimular a produção de materiais audiovisuais que sensibilizem a sociedade sobre a importância de se preservar o meio ambiente. Uma comissão julgadora, formada por profissionais da área audiovisual, comunicação e educação ambiental, selecionou e classificou as melhores produções em cada categoria. Na parceria e no apoio, os jornais Correio Paulista e Diário da Região, Eletromidia, TV Osasco, Fipen e Anglo.

Carlos Marx, Secretário de Meio Ambiente de Osasco, falou da alegria de conseguir realizar o festival e do comprometimento do prefeito Emidio de Souza com a educação e conscientização ambiental. Ainda reportou-se a diversos trabalhos desenvolvidos pela secretaria, tais como o projeto Biodiesel, a revitalização de minas e nascentes e o eco-ônibus . “Os vídeos inscritos no festival serão utilizados nas atividades de educação ambiental, divulgados na internet e exibidos na TV Osasco, canal 6 da NET”.

Durante o evento, foram exibidos os vídeos participantes, precedidos do pocket show da cantora Isa Ferreira. Na oportunidade, os participantes receberam sacolas retornáveis, além de folder do Subcomitê da Sub-bacia Hidrográfica Pinheiros-Pirapora, cópias do DVD Biodiesel Osasco, exemplares da revista Osasco 50 anos, revista Ação Ambiental e da cartilha de educação ambiental Planeta Jovem: Carlota e Maristela falando de mudanças climáticas.

Fonte: Sinapse Agência de Notícias




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio