Nem todo dinheiro do mundo paga o silêncio da mata.

Neste 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, dormi no Centro Paulus, no meio da Mata Atlântica de Parelheiros, na Região Sul da Cidade de São Paulo, Área de Proteção Ambiental (APA). O Centro Paulus recebe grupos de pessoas com foco no desenvolvimento pessoal; o local é maravilhoso, com muitas árvores no entorno, no topo da montanha. Frequento o local há mais de 10 anos, e sempre que estive por lá, tive ótimas noites de sono, pois aprecio o silêncio que o local proporciona.

Ao deitar minha cabeça naquele delicioso e macio travesseiro, ouvi sons de carros e caminhões e pensei: mas cadê o silêncio da mata? A última vez que dormi por aqui foi em 2009, quando o Instituto 5 Elementos realizou o projeto “Educação ambiental para incentivar a agricultura orgânica da APAS – Capivari-Monos e Bororé-Colônia”, região sul de São Paulo, e naquela ocasião, como nas anteriores, o silêncio nos trazia um sono profundo e recuperador das forças sugadas pelo barulho urbano.

Não acreditei quando percebi o impacto real do Rodoanel, que roubara de todos os habitantes da região o direito ao silêncio. Fiquei extremamente incomodada com aquela situação, mas estava tão cansada, que depois de um banho quente, acabei adormecendo e tendo sonhos fortes.

Ao acordar, pude perceber que aqueles sons irritantes de se aguentar na mata continuavam. É interessante perceber que quando estou na cidade, sou mais complacente para aguentar esse tipo de situação, mas no meio da mata, isso me causou um enorme desconforto físico e emocional.

E quero perguntar a você quanto custa o silêncio na mata, pois, que eu saiba, nenhum dos inúmeros serviços ambientais que a DERSA deverá implantar na região, e que ainda não foram efetivados, irá refrescar esta situação!

Deixo aqui esta mensagem de indignação em relação ao nosso descontrole real com o impacto que causamos ao meio ambiente. Para contornar essa realidade desastrosa, sugiro fechar o RODOANEL das 22h às 6h da manhã, para dar um pouco de PAZ a todos os seres vivos que vivem na mata e que precisam do silêncio, assim como precisamos da água, da floresta e da vida!

 

Mônica Pilz Borba – Pedagoga e Educadora Ambiental.

Fundadora e coordenadora do Instituto 5 Elementos – Educação para a Sustentabilidade




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio