Movimento – Eu Voto Distrital

Por Juliana Caffé  – Assistente de Coordenação e Advogada Ambiental

O Movimento – Eu Voto Distrital, formado por cidadãos brasileiros, propõem uma mudança no sistema eleitoral com o escopo de aproximar o eleitor do candidato eleito, aumentando, dessa forma, a fiscalização e o poder de decisão do cidadão. O Instituto 5 Elementos, como instituição que se compromete em trabalhar para o avanço da sociedade e do País, apoia esse Movimento.

Hoje a eleição dos representantes do povo no legislativo é feita por meio do voto proporcional. Nesse sistema, os partidos políticos ganham cadeiras proporcionalmente ao número de votos que seus candidatos recebem em todo o estado ou município. Assim, quanto mais candidatos, mais votos.

A proposta do Movimento é, por meio do voto distrital, alterar essa logística que acaba afastando o eleitor do candidato. O voto distrital é um sistema de voto majoritário, no qual um estado ou um município é dividido em pequenos distritos, com aproximadamente o mesmo número de habitantes, podendo cada partido político indicar apenas um candidato por distrito, e cada distrito eleger um representante pela maioria dos votos.

A implementação desse sistema eleitoral ocasionaria diversas mudanças favoráveis ao sistema político brasileiro, entre elas, o aumento da fiscalização sobre os políticos, a diminuição do custo das campanhas políticas, o estimulo à redução de partidos políticos e o aumento do enraizamento dos partidos na sociedade, fortalecendo o legislativo e a relação representante/representado.

O Movimento ainda defende o sistema majoritário de dois turnos para preservar os interesses das minorias, caso o candidato não tenha 50%+1 dos votos.

Nesse momento, o objetivo maior do “Eu Voto Distrital” é aprovar pelo Congresso Nacional a Lei que torna o Voto Distrital o sistema eleitoral para a eleição de deputados federais, estaduais e vereadores. O foco da Campanha é conseguir um milhão de assinaturas até setembro de 2011, ou seja, antes da eleição de vereadores de 2012, para deixar clara a mudança que o Brasil quer.

Quem se interessou por essa causa, pode acessar o site do Movimento (http://www.euvotodistrital.org.br/mobilize/o-que-posso-fazer-agora/) para assinar a lista e conhecer outras formas de apoiar a campanha, além de contar com a disponibilização de materiais de comunicação, como folders, cartazes e um manual de mobilização. Ainda é possível acompanhar as ações do Movimento no Facebook e no Twitter.




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio