Instituto apoia campanhas por política ambiental paulistana e contra emissões da aviação

O Instituto 5 Elementos – Educação para a Sustentabilidade é uma das organizações e movimentos da sociedade civil que assina carta para o governo federal, solicitando que o Brasil reforce sua posição de liderança nas negociações  internacionais de mudanças climáticas. Este ano, há uma importante oportunidade de influenciar as medidas para controlar as emissões da aviação no âmbito da Aviação Civil Internacional.

Assim, dezenas de organizações e movimentos enviaram carta ao Ministro-Chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Wellington Franco, pedindo que o Brasil lidere um acordo que coloque preços nas emissões dos voos internacionais.

Isso porque os voos internacionais são responsáveis por 2% das emissões de gás carbônio globais, enquanto as emissões que levam em conta os efeitos indiretos da aviação, chegam a quase 5%. A aviação é também o setor cujas emissões mais crescem mundialmente e, até o momento, não teve nenhuma regulamentação de suas emissões. “A aviação internacional é prioritariamente usada pelas empresas e por indivíduos com alta renda, os quais poderiam pagar por suas emissões”, diz Rubens Born, do Instituto Vitae Civilis, que lidera a manifestação.

Retrocesso ambiental na Secretaria do Verde e do Meio Ambiente

Um segundo manifesto foi entregue ao novo Secretário do Verde e do Meio Ambiente do Município de São Paulo, Ricardo Teixeira, no último dia 17 de abril, solicitando transparência e esclarecimentos sobre a gestão da política pública da Secretaria, a qual vem induzindo graves retrocessos para a gestão socioambiental do município.

“Trata-se de assuntos relativos à gestão que afetam diretamente a qualidade de vida de todos os habitantes da cidade de São Paulo e, por isso, o Instituto 5 Elementos ratifica a importância da mobilização acerca das alterações que já ocorreram na atual gestão”, diz Mônica Pilz Borba, gestora do Instituto.

Entre os esclarecimentos solicitados pelas entidades da sociedade civil que assinaram o documento estão: quais critérios estão sendo considerados na seleção para contratação de profissionais responsáveis pela gestão de parques e dos contratos de manutenção? Quais estratégias serão adotadas para aplicação dos recursos do Fundo Especial de Meio Ambiente? Por que a inspeção veicular tornou-se uma pauta tão relevante desta pasta secundarizando outras questões de extrema urgência? Como está o encaminhamento do processo de compensação do Rodoanel? Quais as ações que estão sendo encaminhadas para a retomada do Comitê de Mudanças Climáticas?




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio