Instituto 5 Elementos recebe Medalha Socioambiental

Em junho de 2017, o Instituto 5 Elementos – Educação para a Sustentabilidade tem sua história de 25 anos de atuação reconhecida por meio do recebimento da Medalha Socioambiental e o Diploma de gratidão da Cidade de São Paulo, referente ao Prêmio Destaque Responsabilidade Socioambiental 2017, instituído pela Resolução 02/2011, de autoria do vereador Gilberto Natalini, que se destina a homenagear as pessoas físicas ou jurídicas que se destacarem na área de tecnologia do meio ambiente.

O prêmio foi recebido pela sócia fundadora e coordenadora institucional Mônica Pilz Borba que fez o seguinte discurso: Antes de qualquer coisa, queria agradecer pela existência desse Prêmio, por esse reconhecimento às instituições, para as pessoas que tanto se dedicam a causa socioambiental. O Instituto 5 Elementos, esse ano de 2017 completa 24 anos de muita dedicação à educação para a sustentabilidade.

O Instituto realizou muitos projetos em nossa Cidade, nos parques montando centros de Educação Ambiental, atendendo muitas crianças de escolas públicas. Formação de professores, elaboração de diversas publicações, apoio à implantação de coleta seletiva, a gestão da água e da importância de processos participativos para obtermos bons resultados. Para saber mais acesse a revisa de 20 anos de atuação: Elementar 20 anos.

Mônica Borba na data da premiação agradeceu a existência de um FEMA – Fundo Especial de Meio Ambiente, ao ex-secretário de Meio Ambiente de SP Eduardo Jorge, e o vereador Gilberto Natalini. O fundo é único e viabilizou muitos projetos importantes do Instituto 5 Elementos em nossa Cidade tais como Dedo Verde na Escola, Consumo Sustentável e Ação na Lapa e Educação Ambiental e Agricultura Orgânica nas APAS – Capivari Monos e Bororé Colônia.

O Instituto 5 Elementos sempre atuou em diversas áreas, promovendo a educação para a Sustentabilidade, e nesses últimos anos o Fundo Municipal de Meio Ambiente nos ajudou muito a concretizar diversos projetos, tais como a realização da primeira semana de agroecologia junto com a AAO e o Instituto Kairós, apoiamos a regulamentação de: segurança alimentar, promovemos a formação de agricultores na transição do processo de uma agricultura não sustentável para sustentável que é orgânica, que é agroflorestal, na região sul do município de SP.

O trabalho de educação ambiental que desenvolvemos vem crescendo nas temáticas, nas ações e na participação da comunidade nos processos de emancipação, de democratização, de conhecimento da nossa legislação e assim por diante.

“Temos muito por fazer aqui na cidade de São Paulo, por exemplo regulamentar a política municipal de educação ambiental, por meio de um processo muito amplo de discussão, principalmente, da Secretaria de Educação, junto com a Secretaria de Meio Ambiente. Gostaríamos muito de ver isso acontecer e poder ajudar a participar. É a partir da legislação e da regulamentação garantirmos a continuidade dos processos. Estamos em uma fase de muitos retrocessos, e acredito que a existência do Fundo Municipal de Meio Ambiente, potencialize dentro da Secretaria de Meio Ambiente força na implantação das políticas públicas na área ambiental para a cidade de São Paulo. E desejo que ele se amplie e que ele perpetue pelo bem da nossa cidade. Agradeço a todos! Muito obrigada! ” fala Mônica Borba.

Nesta noite de premiação também receberam a Medalha Responsabilidade Socioambiental e o Diploma de Reconhecimento, o Sr. Dal Marcondes, Editor Executivo, representando a Agência Envolverde; o Prof. Dr. Édis Milaré; o Sr. Eduardo Jorge Martins Alves Sobrinho, e a The Nature Conservancy – TNC, representada pelo Sr. Samuel Barreto.

A comissão julgadora é formada por representantes da Ordem dos Advogados do Brasil/Seção São Paulo, do Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, da Associação Comercial de São Paulo, da Associação Paulista de Medicina, do Conselho Regional de Economia, da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, da Revista Meio Ambiente Industrial e de um sindicato de trabalhadores indicado pelas centrais sindicais.




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio