Instituto 5 Elementos passa a integrar o GT Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável

As Nações Unidas definiram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável-ODS como parte de uma nova agenda de desenvolvimento sustentável . Essa agenda, lançada em  2015 durante a Cúpula de Desenvolvimento Sustentável, foi discutida na Assembleia Geral da ONU, onde os Estados-membros e a sociedade civil negociaram suas contribuições e o Brasil participou ativamente.

 

A Agenda 2030 é um plano de ação com enfase nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável-ODS para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade. Também busca fortalecer a paz universal com mais liberdade e reconhece que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável.

 

Desde sua fundação o Instituto 5 Elementos vem promovendo a educação para sustentabilidade e Patricia Otero comenta “entendemos que os ODS  é a convergência necessária de diversas recomendações do Tratado de Educação Ambiental para sociedades sustentáveis, Agenda 21  e  Objetivos do Milênio. Especialmente desde 2017 realizamos o Prêmio 2030- Escolas transformando o mundo por tendo os ODS como referência de projetos nas escolas“.

 

Com muito entusiasmo, em outubro o Instituto 5 Elementos  passou  a integrar o  Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para Agenda 2030, a  intenção é  de contribuir, por meio de projetos e  iniciativas com a  implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil.

 

O Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030-GTSC A2030, foi formalizado em 2014 e é resultado do encontro entre organizações não governamentais, movimentos sociais, fóruns e fundações brasileiras durante o seguimento das negociações da Agenda pós-2015. Atua na difusão, promoção e monitoramento da Agenda 2030 e é composto por mais de 40 organizações de diferentes setores que, juntas, cobrem todas as áreas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. Dentre muitas atividades  elaborou o Relatório Luz que monitora anualmente a implementação dos 17 ODSs no Brasil e propõe recomendações para avançarmos no atingimento das metas. O GTSC A2030 é facilitado pela Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero, pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) e pela ACT Promoção da Saúde.

 

“O Instituto 5 Elementos, com 26 anos de existência compreende a importância da força da Sociedade Civil para implantação e enraizamento dos 17 ODS no Brasil, e aqui estamos nós, na contínua resistência em construir uma sociedade justa e sustentável para todos os seres vivos que habitam a Terra” ressalta Monica Borba.

 

 

 




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio