Instituto 5 Elementos ministra curso de Mediação de Conflitos que beneficiará 400 pessoas no município de São Paulo

Cultura de paz é o conceito norteador do curso, cujo objetivo é capacitar e estimular os participantes a mediarem conflitos socioambientais

A coordenadora do Instituto 5 Elementos, Rizpah Besen, apresentando a proposta do curso.

Idealizado com o intuito de semear a cultura da paz na resolução de conflitos socioambientais na cidade de São Paulo, o curso de Mediação de Conflitos, promovido pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente por meio da Universidade Aberta de Meio Ambiente e Cultura de Paz – UMAPAZ, teve a sua primeira turma iniciada no dia 04 de fevereiro e beneficiará cerca de 400 pessoas. As aulas serão ministradas pelo Instituto 5 Elementos, organização pioneira em Educação para a Sustentabilidade, em conjunto com a Drª Sandra Inês Baraglio Granja.

O curso tem como público prioritário a Guarda Civil Metropolitana – GCM e conselheiros de Meio Ambiente e Cultura de Paz. Também podem participar integrantes dos CADES regionais vinculados às subprefeituras, educadores e demais interessados.

No total, estão previstas oito turmas de 40 horas cada, sendo 32 horas/aula e 8 horas/prática. O curso será realizado nas cinco regiões da capital, entre os meses de fevereiro e setembro de 2012. A primeira aula aconteceu na sede da UMAPAZ e contou com a presença de 30 pessoas.

Os conteúdos foram elaborados de forma estratégica, aliando teorias de mediação a situações práticas, que capacitam os participantes a resolverem, pacificamente, conflitos socioambientais presentes no cotidiano de grandes cidades. Como parte do processo de aprendizagem, os alunos terão que elaborar um trabalho em grupo de conclusão do curso. A avaliação incluirá critérios, como presença e desempenho nas aulas, qualidade do trabalho e da apresentação final.

De acordo com a coordenadora de Programas do Instituto 5 Elementos, Rizpah Besen, além da capacitação, é importante que o curso estimule o trabalho voluntário nas Casas de Mediação, que estão sendo implantadas em algumas regiões da cidade de São Paulo. Incentivar os participantes a incorporarem, em seu dia a dia, formas não violentas de resolução dos conflitos é outro resultado esperado pelos idealizadores do curso.

 

Mais informações sobre o Curso de Mediação de Conflitos

Facilitadores: Dra. Sandra Inês Granja e Instituto 5 Elementos
Coordenação: Rose Inojosa e Glacilda Pinheiro Corrêa
Dias e Horários da 1ª Turma: 04 e 11/02 (sábados), das 8h30 às 17h30, e 08, 15, 22 e 29/02 (quartas-feiras), das 18h30 às 22h30. (A 6ª aula do curso terá data aberta a definir).




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio