Instituto 5 Elementos irá contribuir no plano de Educação Ambiental e Comunicação da Politica Municipal de Resíduos Sólidos de São Paulo

O Instituto 5 Elementos – Educação para a Sustentabilidade foi eleito, no último dia 15 de julho, como integrante da sociedade civil para participar do grupo de trabalho de Educação Ambiental e Comunicação do Comitê Inter Secretarial para a implantação da Política Municipal de Resíduos Sólidos de São Paulo.

O Comitê Inter Secretarial é composto por representantes dos seguintes órgãos: Secretarias de Serviços; do Governo Municipal; do Verde e do Meio Ambiente; de Direitos Humanos e Cidadania; de Assistência e Desenvolvimento Social; do Trabalho e do Empreendedorismo; da Saúde; de Educação e de Coordenação das Subprefeituras, sociedade civil e iniciativa privada.

Para desenvolver diversas ações integradas foram criados cinco Grupos de Trabalho – GTs, com as seguintes atribuições: GT1 – elaboração do Plano Municipal de Educação Ambiental e Comunicação em Resíduos Sólidos; GT2 – coordenação e reelaboração do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Município de São Paulo, incluindo o Plano para o Sistema de Coleta Seletiva; GT3 – elaboração do Programa de Coleta Seletiva Solidária nos próprios municipais, com a inclusão dos catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis; GT4 – coordenação e implementação das ações de manejo dos Resíduos da Construção Civil – RCC; GT-5 – proposição de instrumentos normativos e legais para a Política Municipal de Resíduos Sólidos.

Os GTs irão trabalhar em sintonia com a 4ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, que será realizada do dia 30 de agosto a 1º de setembro, no Centro de Convenções do Anhembi, com o tema “Implementando a Política Nacional de Resíduos Sólidos no Município de São Paulo”.

De 6/6 a 27/7 estão ocorrendo as reuniões preparatórias da Conferência em todas as subprefeituras, sempre aos sábados, a partir das 15h. A participação é aberta a todos os munícipes e, na etapa preparatória, serão eleitos os delegados da 4ª Conferência Municipal de Meio Ambiente. As inscrições poderão ser feitas no local. Ao todo, serão 600 delegados.

Os encontros também tem como finalidade a produção de um diagnóstico sobre resíduos sólidos dessas regiões, que servirão como base para a reelaboração do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. O documento organizará o planejamento da coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos na cidade de São Paulo nos próximos 20 anos.




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio