Instituto 5 Elementos contribui com comunicação do VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental

Com equipe de 11 pessoas, Instituto participou da seleção de trabalhos para o encontro, apresentou painéis, ministrou oficina de gestão participativa e cobriu inúmeras atividades nos quatro dias de programação.

Ao reunir o coletivo nacional formado por mais de 45 redes de educadores ambientais que compõem a REBEA, o VII Fórum Nacional de Educação Ambiental se constituiu numa relevante partilha de conhecimentos, mobilizações, atos populares e uma programação norteada pelos documentos de referência da área, como o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e a Carta da Terra. Cerca de 3,5 mil participantes se reuniram em oficinas, painéis, mesas-redondas e rodas de conversa entre os dias 28 e 31 de março no Centro de Convenções de Salvador/BA.

Envolvido desde o início com a organização do VII Fórum, o Instituto 5 Elementos, por meio da sua coordenadora institucional, Mônica Borba, foi um dos responsáveis pela seleção de trabalhos a serem apresentados no encontro. No total, foram inscritos 678 trabalhos, dos quais 84 foram reprovados por não estarem alinhados ao campo da Educação Ambiental.

Para acompanhar a programação nos quatro dias de encontro, o Instituto levou a Salvador 11 integrantes da sua equipe, incluindo a coordenadora institucional, Mônica Borba, os coordenadores de projetos, André Biazoti, Samuel Protetti, Gabriela Arakaki, Leila Vendrametto, Fabiana Oliveira, Lilian Marques e Emanuela Alfieri, as assessoras de comunicação, Flávia Santana e Heloisa Bio, e a assistente de coordenação, Juliana Belko. De acordo com Mônica, esse investimento também se deu com o intuito de capacitar a equipe para atuar com Educação Ambiental, bem como aproximar as pessoas de diversos atores de outras redes e instituições.

Compartilhar conhecimentos, práticas e metodologias trabalhados nos projetos que integram os nossos cinco Programas (Água, Cidades Sustentáveis, Consumo Sustentável, Espaços Educadores e Políticas Públicas) foi um dos objetivos do Instituto 5 Elementos no VII Fórum.

A oficina “Gestão Participativa de Projetos Socioambientais e de Processos de Desenvolvimento Local Sustentável”, ministrada por André Biazoti, Samuel Protetti, Lilian Marques e Emanuela Alfieri, capacitou o público a aplicar metodologias de gestão participativa utilizadas no Programa Energia Social para a Sustentabilidade Local, um projeto da ETH Bioenergia com facilitação do Instituto 5 Elementos.

Três painéis de projetos pioneiros do Instituto também foram apresentados durante o encontro: o Curso de Educação Ambiental e Dedo Verde na Escola em Itapevi/SP, o Centro de Educação Ambiental de Caucaia do Alto em Cotia/SP e Construção Participativa do Desenvolvimento Local Sustentável.

Além disso, apoiamos o Espaço Ecocine, levando a experiência na organização do Cineclube Socioambiental Crisantempo de São Paulo para o Fórum, com títulos como “Energia na Encruzilhada” e “O Mundo Segundo a Monsanto”.

A cobertura da programação do Fórum gerou cerca de 30 registros que permitirão sistematizar um histórico dos conteúdos abordados, além de serem fundamentais para disseminar todo o conhecimento produzido nesses quatro dias de encontro. As 23 principais notícias produzidas estão disponíveis neste blog.

Para Mônica Borba, o VII Fórum trouxe muitos aprendizados e oportunidades de troca para toda a equipe. As articulações tecidas com vários atores da cena ambiental presentes no encontro vão nos permitir participar mais ativamente das Redes de Educação Ambiental do Brasil, como por exemplo, a Comunidade das Águas coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente na plataforma NING, além de abrir caminhos para inserirmos nossos projetos de desenvolvimento local sustentável na Rede Brasileira de Agendas 21 Locais (REBAL).

O contato com iniciativas pioneiras de educomunicação e meio ambiente também foi enriquecedor para a equipe do Instituto. As experiências compartilhadas por grupos atuantes em todo o território nacional durante o Encontro Paralelo de Educomunicação servirão de inspiração para inovarmos neste campo em nossos projetos.

Outro resultado relevante é a nossa aproximação, realização e planejamento da II Jornada Internacional do Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis, que ocorrerá na Cúpula dos Povos e poderá ser transmitida nos municípios onde o Instituto 5 Elementos atua por meio do Programa Energia Social, levando a reflexão da Rio + 20 para todos os cantos do Brasil.

Conviver com pessoas atuantes na área de educação ambiental e compartilhar conhecimentos, ideais e sonhos sem dúvida foi fundamental para toda a nossa equipe. Experiências como esta não só contribuem para fortalecer laços com aqueles que optaram por trabalhar por um mundo mais sustentável, como também enriquecem, individualmente, cada um que se envolveu nestes processos de troca e aprendizado.




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio