Foco em projetos de Drenagem no Subcomitê Pinheiros-Pirapora em 2012

Em 2011, o Plano Diretor do SCPP apontou uma grande deficiência no plano para áreas de drenagem nos municípios abrangidos pelo subcomitê, que trazem problemas atuais e deverão se agravar num futuro próximo. Desta forma, a gestão do Subcomitê Pinheiros-Pirapora no ano de 2012 terá foco em estudos e projetos que possibilitem aos governos municipais melhorar a drenagem nesta região.

Na reunião de 9 de março do subcomitê, tivemos o Engo Pedro Luiz de Castro Algodoal, da Prefeitura de São Paulo, que explicou como se deve tratar o tema na atualidade. Antigamente, a drenagem urbana tinha uma visão higienista, com ações voltadas a afastar a água dos cidadãos. Hoje, a orientação é o manejo sustentável de águas urbanas, um conceito ambientalista que incentiva as pessoas a conviverem com a água. Dentro desta perspectiva, foram apresentados inúmeros exemplos de práticas de manejo sustentáveis das águas no Brasil e no mundo, tais como piscinões, parques lineares, alteamento de pontes, pisos e pavimentações drenantes, valetas de infiltração, telhados verdes, bacias e poços de infiltração, renaturalização dos rios e córregos da cidade.

A apresentação do Engº Pedro Luiz de Castro Algodoal estará disponível, em breve, no site www.pinheirospirapora.org.br.

Caso queira participar das reuniões que acontecem todas as segundas sextas-feiras do mês (as datas estão disponíveis na agenda do site).




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio