Equipe

Grupo Gestor

Mônica Pilz Borba – Diretora Executiva e associada fundadora

Fundadora do Instituto 5 Elementos, Pedagoga, Educadora Ambiental, Permacultora, Agricultora e Escritora. Especialista em gestão de projetos nas áreas de educação, meio ambiente e cultura de sustentabilidade. Oferece formações em Educação para a Sustentabilidade on-line e presencial voltada para escolas, empresas e comunidades. Em 2018 lançou seu livro Dedo Verde na Escola – Cultivando a Alfabetização Ecológica na Educação Infantil.

Patricia Otero – Coordenação de Projetos e Comunicação, associada fundadora.

Fundadora do Instituto 5 Elementos. Mestre em Sustentabilidade na Gestão Ambiental pela UFSCAR e educadora. Coordenou os projetos de  educação ambiental e recursos hídricos até 2011. Esteve como Secretária de Meio Ambiente da Prefeitura de Itu de 2011 a 2016 onde atuou na formulação e implantação de Políticas Públicas de Educação Ambiental, Resíduos Sólidos, Conservação entre outras premiadas no Programa Estadual Município Verde Azul.   Em 2021 e 2022 coordenou o projeto Agenda 2030 – Mulheres e Jovens da Amazonia. É autora de livros, artigos e jogos.

Eduardo Tatit Vitale – Articulação e Parcerias, associado.

Agente de Paz, pós-graduado em transformação de conflitos e estudos de paz, bacharel em comunicação social e especialização em gestão de pesquisa. Há dez anos atuo nas áreas de educação e desenvolvimento local, mais especificamente no desenho, gestão e condução de processos colaborativos de cultura de paz e sustentabilidade; participando ativamente no levantamento de necessidades de recursos, análise sistematização de dados técnicos, elaboração de projetos políticos pedagógicos, e na execução de programas socioeducativos; utilizando as mais diversas tecnologias de aprendizagem e convivência.


Associados

Foto de Bia Goll

Bia Goll

Pesquisadora de comida de verdade in loco, entre suas atividades, visita fazendas e sítios, investiga receitas regionais e compartilha histórias e culturas no Brasil e no mundo. Foi proprietária do Otto Bistrot em São Paulo por 8 anos, restaurante autêntico de muita ousadia gastronômica e social, onde fazia comida com ingredientes não industrializados e organizava experiências humanas variadas como rodas e vivencias com produtores orgânicos, aulas de permacultura, gastronomia, exposições, shows de música, expressões artísticas variadas e atitude sustentável, como composteira, horta vertical etc.

 


Gina Rizpah Besen
Psicóloga e ambientalista com Doutorado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública-FSP/USP, Pós Doutorado em Ciências Ambientais no Instituto de Energia e Ambiente- IEE/USP e atualmente Pesquisadora Colaboradora no IEE na Universidade de São Paulo. Especialista em consumo sustentável e gestão de resíduos urbanos, possui publicações no tema e atua como formadora e consultora.

 

João Mauro Azeved0 Carrillo

Formado em Turismo com especialização em Ecoturismo, Meio Ambiente e Educação Ambiental, atua há mais de 20 anos com gestão de áreas protegidas, planejamento territorial e turístico e condução de grupos na natureza, desenvolvendo projetos junto ao Poder Público, terceiro setor e empresas. No Poder Público, foi gestor das Áreas de Proteção Ambiental Sapucaí Mirim, Campos do Jordão, Silveiras, Cabreúva, Cajamar e Jundiaí e dos Monumentos Naturais da Pedra do Baú e da Pedra Grande junto à Fundação Florestal, e Diretor da Divisão de Turismo e Projetos Sustentáveis da Fundação Parque Zoológico do Estado de São Paulo. Desenvolveu projetos de parcerias público comunitárias, permitindo às comunidades tradicionais o protagonismo do processo do turismo no território. Também foi Secretário Adjunto de Turismo do município de Ubatuba. Atualmente, desenvolve projetos de desenvolvimento humano e empreendedorismo social sustentável junto ao setor privado e terceiro setor.

Juliana Coutinho

Mãe, bióloga e educadora, com especialização em Gerenciamento de Recursos Ambientais, Agricultura Biodinâmica e Pedagogia Waldorf. Associada do Instituto 5 Elementos, atua há 15 anos no relacionamento, educação e mobilização de comunidades no entorno de Unidades de Conservação e na promoção de produtos florestais. Reúne experiências ligadas à articulação e aprendizagem social, educação para a sustentabilidade, formação de educadores, vivências com a natureza. Atualmente se dedica a ações ligadas a integração do ser humano com ambientes naturais.

 

Renata Junqueira Ayres Villas Boas

Cientista social com mestrado em sociologia, especialização em gestão ambiental e sustentabilidade. Trabalha com políticas, programas e projetos socioambientais junto a instituições públicas e privadas com foco na mobilização social, educação para a cidadania, pesquisas, sistematização e disseminação de experiências de participação social.

 

 

 

 

 



Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio