Doação Mini Cisterna Ecopedagógica

*Eduardo Tatit Vitale

 

O Instituto 5 Elementos fez a doação de uma Mini Cisterna Ecopedagógica para a Horta Comunitária de Santo Antônio do Pinhal. A entrega foi realizada durante uma oficina na 2ª edição da Festa Literária Internacional da Mantiqueira – FLIMA 2019, um evento anual que celebra a Educação para a Sustentabilidade contando com a FLIMAmbiental – um eixo temático repleto de atividades que congraça literatura e educação ambiental.

Horta Comunitária Pedagógica em Santo Antônio do Pinhal

Entre 2015 e 2016 o projeto foi elaborado e implementado com ajuda de muitos voluntários e desde então promove eventos com diversas atividades de educação ambiental para munícipes e turistas. Marta Lima é a idealizadora do projeto, curadora da FLIMAmbiental, e também responsável pela coordenação pedagógica e do trabalho voluntário que viabiliza a manutenção da horta.

 

Marta Lima destaca: “O primeiro desenho permacultural considerou a importância da captação de água a partir de um sistema de cisternas para regar a própria horta e uso excedente para lavagem do pátio, das ferramentas e etc.”

 

O Instituto 5 Elementos e a Mini Cisterna Ecopedagógica

A sensibilização a favor da economia de água é fundamental na Educação para a Sustentabilidade. A cisterna se tornou uma tendência de tecnologia ecológica com a crise hídrica, com ela é possível coletar água da chuva para diversos tipos de uso. Existem muitos modelos com fácil instalação, opção segura contra mosquito da dengue e são cada vez mais importantes em épocas de estiagem.

 

A mini cisterna ecopedagógica facilita a aproximação do público  para sensibilização a respeito do problema da escassez da água que, segundo o relatório da ONU, afetará dois terços da população mundial em 2050. Temos muitas formas de contribuir para amenizar esta situação: banhos mais curtos, manter a torneira fechada, cuidado com os vazamentos, modelos de descargas econômicas, limpar antes de lavar, evitar mangueiras, reaproveitar e apostar em sistemas de reutilização.

 

Reconhecemos a Horta Comunitária Pedagógica de Santo Antônio do Pinhal como um potencial centro de difusão da Educação para a Sustentabilidade e acreditamos que esta mini cisterna encontrou um lugar ideal para cumprir sua missão.
Marta Lima e comunidade de voluntários da horta, parabéns por seu exemplo de cooperação cidadã na construção desta nobre iniciativa que fortalece o campo da aprendizagem social e da cultura da paz em direção aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

 

Marta Lima – Coordenação Pedagógica da Horta Comunitária e
Eduardo Vitale – Membro da Equipe do Instituto 5 Elementos
Foto: Luciana Giraldo

 

Para conhecer mais sobre a Mini Cisterna Ecopedagógica  assista este vídeo com Edison Urbano.

 

*Eduardo Tatit Vitale é Agente de Paz e associado do Instituto 5 Elementos.




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio