Dia da Água é comemorado com expedições aos rios urbanos em três capitais

No dia 22 de março, Dia da Água, o Instituto 5 Elementos realizou, em parceria com o HSBC e com a iniciativa Rios e Ruas, uma série de expedições em busca dos rios urbanos nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. Aproximadamente 160 voluntários do HSBC participaram das ações que ocorreram simultaneamente nas três capitais.

Em parceria inédita, o Instituto 5 Elementos e a iniciativa Rios e Ruas juntaram forças para promover a revitalização dos rios nas cidades. “Muita gente pensa que não existem rios na cidade ou que já morreram. Mas basta uma chuva de verão para mostrar que os rios estão lá, vivos, mas longe da visão das pessoas”, disse Luiz de Campos, um dos idealizadores do Rios e Ruas, para os voluntários de São Paulo. Próximas ao local de realização da abertura dos eventos, foram realizadas expedições ao longo dos cursos de rios que foram canalizados. Foi promovida uma dinâmica com os participantes e a apresentação dos cursos d’água de cada cidade, desconhecidos por muitos moradores.

Em São Paulo, a expedição levou os voluntários para a Ponte Cidade Jardim, sobre o Rio Pinheiros, para refletir sobre a história de ocupação de suas margens, incluindo os esforços para a mudança do curso do rio para geração de energia na usina Henry Borden. Os participantes ficaram chocados com o estado do rio. No Rio de Janeiro, o rio escolhido foi o Banana Podre, ou Bananada, que fica na Praia de Botafogo. Em Curitiba, a expedição foi repleta de personagens interessantes, com moradores, trabalhadores e passantes que contribuíram contando suas histórias pessoais relacionadas aos rios que passam ali. O Rio Ivo e o Rio Bigurrilho foram encontrados e percorridos, gerando inúmeras emoções aos participantes.

A ação gerou resultados muito positivos e conseguiu aflorar a emoção de todos ao ver o estado dos cursos d’água em seus municípios. Muitos voluntários saíram de lá estimulados a se envolverem com ações voltadas à melhoria da qualidade dos rios na cidade. “Depois de participar dessa expedição, vou me engajar no tema água após esse encontro”, disse um dos voluntários de São Paulo.

 




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio