Curso em Parelheiros traz calendário astronômico-agrícola, certificação orgânica e cultivo de plantas rasteiras.

Os 25 alunos do curso de “Educação Ambiental para Incentivar a Agricultura Orgânica nas APAs Capivari-Monos e Bororé-Colônia”, do Instituto 5 Elementos – Educação para a Sustentabilidade, têm em comum a diversidade de cultivos em suas propriedades na região de Parelheiros. Na última aula, em 18 de fevereiro, eles contaram com orientações para o cultivo de cucurbitaceae – hortaliças de hábitos rasteiros e trepadeiras como a abóbora, chuchu e melancia – enriquecendo o saber sobre cultivos que vão além das tradicionais folhas de alface.

“É importante destacar o papel da diversidade de hortaliças para o sucesso do produtor. Ele não deve depender de um só produto, que pode ser vulnerável às chuvas e doenças. Hoje, o consumidor de feiras orgânicas, como a do Ibirapuera, quer variedade de alimentos e faltam produtos para a demanda crescente, principalmente nessa época do ano que as chuvas são muito intensas”, explica Ceceo Chaves, coordenador do projeto no Instituto 5 Elementos.

O projeto é realizado pelo Instituto 5 Elementos e pela Prefeitura de São Paulo, através do FEMA – Fundo Especial de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável , e vem obtendo importantes resultados como o de conversão de propriedades convencionais em lavouras com perfil mais próximo ao dos orgânicos e ajudando produtores já orgânicos a melhorar suas técnicas de produção. Na última aula, também houve ênfase na importância da certificação orgânica participativa e como realizá-la. Novos agricultores das APAs devem certificar sua produção ainda esse ano . Além disso, mostrou-se que eles podem se beneficiar do CNPJ de produtor rural, um regime diferenciado com benefícios importantes para quem produz no campo.

Finalmente, o rico conhecimento do Calendário Astronômico Agrícola foi “traduzido” para os participantes da última aula, com a entrega do Calendário da Associação Biodinâmica para 2013. Eles puderam entender, por exemplo, o quanto as constelações e planetas orientam o mundo vivo da agricultura, descobrindo que no dia anterior à aula, o céu propiciara o plantio de plantas produtoras de raízes, como a cenoura, até às 22horas, com o sol em Aquário e a lua em Touro.




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio